Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de abril de 2014

PLANO ESPECIAL CONTRA AS DOENÇAS ORIGINADAS PELAS INUNDAÇÕES É ELABORADO EM RONDÔNIA

04/04

Rondônia prepara plano contra doenças causadas por inundações

Agência Brasil
A Secretaria de Saúde de Rondônia (Sesau) está elaborando um plano de ação para combate às doenças causadas pela inundação das águas do Rio Madeira. O nível do rio está hoje (4) em 19,59 metros, mas chegou a alcançar 19,70 metros, a máxima histórica.
As enchentes potencializam a ocorrência de doenças infecciosas transmitidas pela água, pelos alimentos contaminados e pelos insetos vetores, além dos acidentes provocados pelos animais peçonhentos, que neste período abandonam as áreas alagadas em busca de refúgio.
Em fevereiro, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) emitiu alerta aos sistemas de saúde para que monitorassem os casos de leptospirose, cólera, febre tifoide, hepatite A, dengue, malária, acidentes com animais peçonhentos, afogamentos, intoxicações e doenças diarreicas agudas, causadas por bactérias, vírus e parasitas.
Segundo a diretora-executiva da Agevisa, Tânia Medeiros de Castro Souza, a Sesau tem um comitê para a enchente que faz reuniões com os médicos e agentes de saúde, orientando-os sobre os procedimentos adotados pela secretaria e também entregando material impresso informativo que é distribuído para a população.
“Hoje o nosso comitê está reunido, também com os médicos de fronteira, com a participação do Lacen [Laboratório Central de Saúde Pública], para traçar esse plano. E na terça-feira [8], junto com a Seduc [Secretaria de Educação] vamos montar uma palestra para apresentar à população nos abrigos”, disse Tânia. Ela informou que, segunda-feira (7), uma equipe do Ministério da Saúde chega ao estado para ajudar na elaboração do plano.
Segundo a Sesau, foram confirmados 49 casos de leptospirose em todo estado, entre janeiro e março deste ano. Dois casos de suspeita de cólera em Jaci-Paraná, distrito da capital do estado, ainda estão sendo investigados.
Os médicos da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), que estavam em Rondônia para prevenir o surgimento de epidemias, deixaram o estado na última segunda-feira (31). O relatório sobre o trabalho dos médicos será apresentado na reunião do comitê de enchente da Sesau. 
http://www.jb.com.br/pais/noticias/2014/04/04/rondonia-prepara-plano-contra-doencas-causadas-por-inundacoes/
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br