Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de abril de 2014

PROJETO CACHOEIRAS ESTRADA REAL ESTÁ MAPEANDO, FOTOGRAFANDO E DIVULGANDO 500 CACHOEIRAS


Carrancas, também conhecida como a terra das cachoeiras

Minas Gerais terá mapeamento completo de cachoeiras na área da Estrada Real


Minas Gerais terá, pela primeira vez, um mapeamento completo das cachoeiras que circundam a região da Estrada Real. Idealizado por dois jovens de São João del Rei, no Campo das Vertentes, o projeto, que começou a ser colocado em prática no início do ano, fará um levantamento minucioso das cerca de 500 cachoeiras existentes ao longo da antiga rota de exportação do ouro e do diamante em Minas, Rio de Janeiro e São Paulo. Detentora de belas paisagens naturais e um enorme potencial turístico, a região ainda demanda, segundo especialistas, uma estruturação de seus roteiros.
A iniciativa surgiu de uma percepção dos próprios criadores, o administrador Pedro Mendonça, 25, e o consultor e web designer Rafael Cipriani, 27. “Quando comecei a trabalhar com ecoturismo em Tiradentes e São João del Rei, percebi muita dificuldade dos turistas para encontrar as cachoeiras, já que muitas não são sinalizadas”, conta Mendonça. “Depois das cidades históricas, elas são a segunda atração mais procurada na Estrada Real. Daí a ideia de fornecer as informações com mais praticidade e segurança”.
Segundo os empreendedores, a ideia é mapear as cachoeiras e disponibilizar informações como coordenadas de localização, nível de dificuldade do acesso e altura da queda d’água, de modo a facilitar e orientar visitantes e turistas. O resultado final será a elaboração de um guia em três volumes, um site e um aplicativo para celular. Neles, estará toda a ficha técnica das principais atrações naturais das 199 cidades que fazem parte da Estrada Real.
A primeira etapa, prevista para novembro, vai contemplar 192 cachoeiras do chamado Caminho Velho, de Ouro Preto, na região Central de Minas, a Paraty, no Rio de Janeiro. Os outros dois trechos – o Caminho Novo, de Ouro Preto ao Rio de Janeiro, e o Caminho dos Diamantes, que faz a ligação até Diamantina – serão feitos no ano que vem.
Andamento
Os primeiros levantamentos e visitas já começaram a ser feitos e, agora, a dupla, que já firmou parceria com o Instituto Estrada Real para divulgação do trabalho, procura novos parceiros e patrocinadores. A ideia é que o guia seja vendido a R$ 23 em rodoviárias, aeroportos, pousadas e agências de viagem. O aplicativo, porém, poderá ser baixado gratuitamente.

Saiba mais

Debate
A criação de uma frente parlamentar de apoio aos circuitos turísticos mineiros e de uma lei para o turismo foram temas de audiência pública na semana passada na Assembleia Legislativa. Deputados da Comissão de Turismo receberam demandas de representantes do setor.
Novidade
O Instituto Estrada Real vai lançar, em abril, um guia de viagens virtual em parceria com o Google. Nomeada SitGeo, a ferramenta vai possibilitar a criação de roteiros personalizados, com dicas variadas.

Projeto

Viabilização. O projeto Cachoeiras Estrada Real será executado pela empresa Ecoguias, criada justamente para consolidar a ideia. Haverá investimento próprio e de patrocinadores.

Números

500 é o número de cachoeiras a serem mapeadas
1.630 km é a extensão de toda a Estrada Real
40.000 será a tiragem da primeira edição do guia de bolso
(O Tempo)
ALGUMAS CACHOEIRAS DA ESTRADA REAL:
A cachoeira Grande fica dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó, no Caminho dos Diamantes, na Estrada Real 


ANDARAÍ, CIDADES HISTÓRICAS, CHAPADA DIAMANTINA, GUIA DE TURISMO JOÃO

Cachoeira do Tabuleiro: uma das 7 Maravilhas da Estrada Real. 

Estrada Real, Cachoeiras do Raposo, Rio Brumado e Fraga


Sul da Chapada 2: Estrada Real e Cachoeira do Fraga.

Cachoeira alta ou do Macuco

VEJA TAMBÉM:

BELAS CACHOEIRAS DA ESTRADA REAL - FOTOS

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br