Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de abril de 2014

COMUNIDADES COM DIFICULDADE DE ACESSO A ÁGUA VÃO PARTICIPAR DO "ÁGUA PARA TODOS" NO BAIXO SÃO FRANCISCO

Água para Todos contempla municípios alagoanos

Programas governamentais

Parceria entre Comitê Gestor Municipal e Codevasf sairá a campo para identificar comunidades com dificuldade de acesso a água
Após beneficiar milhares de famílias na região do sertão alagoano com a instalação de cisternas de consumo humano, as ações do programa Água para Todos avançam em direção aos municípios do Baixo São Francisco alagoano localizados na zona da mata. O município de Igreja Nova, situado às margens do rio São Francisco, deu o primeiro passo para receber o programa com a formação de seu Comitê Gestor Municipal, composto por representantes da sociedade civil e do poder público local.
Agora os membros do comitê sairão a campo com a equipe técnica da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para identificar as comunidades que possuem deficiência de acesso a água e que se enquadram nos critérios para atendimento pelo Água para Todos.
De acordo com coordenador regional do programa Água para Todos em Alagoas, Eduardo Motta, a meta inicial é atender 902 famílias com a instalação de cisternas no município. No entanto, ele explica que, a partir do trabalho do Comitê Gestor Municipal, esse número pode ser alterado. “Entre as atribuições do Comitê está o trabalho conjunto com os técnicos da Codevasf na identificação de famílias e comunidades que se enquadram nos critérios do programa. Dependendo dos resultados desse trabalho de busca ativa, a meta inicial poderá ser ampliada. Não poderemos deixar uma família sequer que necessite da cisterna sem o equipamento. E para isso contamos com os membros do Comitê”, destaca.
Motta anunciou que famílias de outros municípios da região do Baixo São Francisco também serão beneficiadas, como Penedo, Porto Real do Colégio e Piaçabuçu. “As primeiras ações do programa Água para Todos em Alagoas ocorreram exclusivamente no sertão, pois tínhamos a missão de atender de forma emergencial famílias sertanejas. Depois disso essas ações foram estendidas ao agreste, sem interrupção do trabalho no sertão. E hoje temos quase 18 mil famílias atendidas nessas regiões de Alagoas e avançamos para o os municípios do Baixo São Francisco localizados na zona da mata”, explica Motta.
O Comitê Gestor Municipal de Igreja Nova será formado por representantes do Distrito de Irrigação do Perímetro do Boacica (DIB), igrejas evangélicas e católica, colônia de pescadores, grupo de mulheres do município, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Igreja Nova, Associação de Pequenos Produtores Rurais do Povoado Jenipapo, secretarias municipais de Agricultura e de Assistência Social de Igreja Nova, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e por um agente municipal de saúde. A coordenação dos trabalhos do comitê será realizada por Roberto Moura, que representa o Distrito de Irrigação do Perímetro do Boacica.
“Nosso município possui alguns povoados com deficiência no abastecimento de água e a chegada desse programa do Governo Federal, em um momento emergencial em que fomos também atingidos pela estiagem prolongada, trará uma melhor qualidade de vida. Será um momento ímpar para essas comunidades”, avalia o vice-prefeito de Igreja Nova, Manoel Gregório.
Além do coordenador regional e de técnicos da Codevasf que atuam no programa Água para Todos, participaram da formação do Comitê Gestor Municipal de Igreja Nova, na última sexta-feira (28), o superintendente regional da Codevasf, Ivan Craveiro, o prefeito do município, Augusto Santos, o vice-prefeito, Manoel Gregório, o presidente da Câmara de Vereadores, José Wellington Santos, secretários municipais, vereadores e presidentes de associações comunitárias, entre outros. 

Fonte:
Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br