Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de abril de 2014

Rio Piracicaba amanhece coberto de espuma nesta Quarta Feira

 

 Rio Piracicaba amanhece coberto de espuma nesta Quarta Feira

O Rio Piracicaba amanheceu esta quarta feira coberto por uma espuma branca. A equipe do Bares Piracicaba passava pelo local e parou para registrar e apurar o ocorrido.

O Rio Piracicaba teve mais uma de suas manhãs que antes eram atípicas mas que estão sendo cada vez mais típicas. Mais uma vez, o rio amanheceu coberto por uma espuma branca, que podia ser vista no trecho entre a Ponte do Mirante e a Ponte do Morato. Em uma dessas manhãs que estão se tornando cada vez mais "corriqueiras", mais de 20 toneladas de peixes morreram no rio, em fevereiro.

A explicação que normalmente é dada para o surgimento de espuma no rio é a estiagem, a falta de chuvas. De fato, a falta de chuvas contribui muito para que a vazão seja baixa. Porém, não é apenas a falta de chuvas que contribui para isso. O Sistema Cantareira é outro grande culpado, já que através dele são desviados cerca de 30 m3/s de água para abastecer São Paulo (e destes 30 m3/s, cerca de 40% é perdido antes de chegar às torneiras dos paulistanos). 

Mas não é apenas a baixa vazão a responsável pelo surgimento de espumas. Muito menos a falta de chuvas (a CETESB divulgou uma nota à imprensa considerando a estiagem a única responsável pelo problema). O lançamento de esgoto, em boa parte in natura (sem que tenha passado por uma estação de tratamento de esgoto) contribui bastante. Primeiro por fazer com que a quantidade de oxigênio dissolvido diminua (devido ao maior consumo pelas algas e plantas aquáticas), segundo por conter detergentes (o mesmo que usamos na pia). Uma vez baixa a quantidade de oxigênio, ele, embora seja biodegradável, não se degrada e forma espuma.

De fato, a estiagem é responsável pela formação de espuma por diminuir a vazão do rio e, assim, concentrar mais os poluentes. Mas não é a única culpada, como muitos querem considerar, muito menos São Pedro. 

De forma bem resumida, podemos considerar duas situações. Na primeira temos um balde de água, no qual pingamos dez gotas de detergente. Na segunda temos um copo, no qual pingamos a mesma quantidade do mesmo detergente. No balde, não notamos a formação de espuma. Já no copo sim. Não podemos considerar que o que fez surgir a espuma no copo foi APENAS a pouca quantidade de água, desprezando ou desconsiderando a importância do detergente, já que por menor que fosse a quantidade de água não haveria a formação de espuma caso o detergente não estivesse presente nela.

Infelizmente casos como este estão se tornando cada vez mais comuns. Mas felizmente o aparecimento de espuma é bastante impactante, chama muito a atenção e até "revolta" as pessoas. Felizmente porque faz as pessoas buscarem respostas para as suas perguntas, acionarem a imprensa (que leva o fato a público através dos jornais e telejornais). E é justamente a imprensa que muitas vezes cobra resposta dos órgãos competentes e responsáveis pelo problema.

O que não podemos fazer é deixar de cobrar as autoridades, deixar de nos importarmos com o problema. Anualmente milhares de pessoas morrem em nosso país em decorrência de problemas e doenças relacionadas à péssima qualidade da água. Vale lembrar que a mesma água que deixamos (ou aceitamos como normal) poluírem (através do despejo de esgoto sem tratamento, por exemplo) nós usamos para tomar banho, para preparar o alimento dos nossos filhos.



Por: Antonio Claudio Sturion Junior (Eng. Agrônomo)
Foto: Carlos Oliveira

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br