Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de março de 2009

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - NOSSA HOMENAGEM


A mulher e a água

Sonia Cardoso Jornalista Ambiental - SOSRiosBr

As ligações entre a Mulher e a Água são evidentes.
Deusas e divindades da água na mitologia e nas diversas religiões, são evidências de que a mulher sempre foi vista neste contexto como guardiã das águas, porém no decorrer dos séculos esta relação foi se diversificando com o desenvolvimento da humanidade.

A água nos proporciona múltiplos usos: recreação e lazer, saúde e bem estar, transporte e energia e de sua função vitalícia na manutenção dos animais, flores e plantas que alimentam nossos cinco sentidos.

Com o surgimento da torneira nas residências, a água encanada tornou-se um recurso necessário, porém banal e barato, passivo de desperdícios e indiferenças por parte de seus usuários.
Hoje estas incontáveis torneiras podem tornar-se objetos de decoração num futuro próximo e o comum líquido transparente protagoniza e agoniza nos leitos dos rios do planeta, transformados em resíduos poluentes.

A mulher passa mais tempo em contato com a água do que o homem, devido as atividades industriais, comerciais e domésticas que ainda predominam nas funções femininas.

Neste dia Internacional da Mulher, é preciso evidenciar relação e responsabilidade em mudar seus próprios hábitos para que seu exemplo se multiplique nos quatro cantos do planeta.
Mudanças planetárias dependem de uma atitude individual.
Mulher seja uma guardiã das águas.
Água - quem usa, cuida!

O Instituto SOS Rios do Brasil, cumprimenta e homenageia todas as valorosas mulheres que preservam e valorizam nossas águas.


MULHERES QUE SE DESTACAM NA PRESERVAÇÃO DAS ÁGUAS DO BRASIL

No mês de março comemoramos importantes datas, como o “DIA INTERNACIONAL DA MULHER” e em seguida o “DIA MUNDIAL DA ÁGUA”. Nosso blog irá destacar até o final do mes, as mulheres atuantes e PROATIVAS em defesa das águas do Brasil.


Os diversos colaboradores e amigos, que atuam em vários segmentos ligados aos recursos hídricos foram convidados a indicar as mulheres que pelos motivos acima merecem ser reconhecidas. Algumas indicações já chegaram ao Blog e outras ainda serão enviadas nos próximos dias.

Indique você também mulheres que atuam em sua região em defesa dos recursos hídricos, enviando seus nomes, entidades onde atuam e seus e-mails para que possamos também homenageá-las.



DESTAQUES DE 2009:


A) RIO GRANDE DO SUL:


- CECY OLIVEIRA – jornalista, Editora da Revista Digital Aguaonline que é uma publicação do Instituto Brasileiro de Estudos e Ações em Saneamento Ambiental (IBEASA) com sede à Rua Nova York, 316 – CEP 90550-070 – Porto Alegre – RS.


- VIVIANE NABINGER - é a secretária executiva do Comitê Sinos praticamente desde o início das atividades. E-mail: vnabinger@terra.com.br (51) 9806.2627 - 3590.8508

- NANCI GIUGNO - Engenheira Civil, METROPLAN. Especialista em Avaliação de Impacto Ambiental, Planejamento Metropolitano e Gerenciamento de Bacias Hidrográficas. Mestre em Planejamento Urbano e Regional. Foi presidente do Comitê do Lago Guaíba e coordenadora da Comissão Técnica do Comitê Gravataí. E-mail: nanci@metroplan.rs.gov.br.

- HELOISA HELENA PINHEIRO FIORI - bióloga. Atual presidente do Instituto Brasileiro de Estudos e Ações em Saneamento Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos (Ibeasa). Esta ONG é que dá suporte à Aguaonline. Quando presidiu a ABES-RS foi uma das incentivadoras de criação dos Comitês de Bacia do RGS ainda antes da Lei gaúcha (1994) e da Lei Nacional(1997). - 51.99643551.

- MARIA LÚCIA COELHO DA SILVA - ex-presidente da ABES-RS. Integrou o GT que formulou a Lei de Recursos Hidricos do RGS. -51.98067716.


- ADA PICLLI - secretária executiva do Comitê Gravataí há vários anos. - 32866012.


- LÚCIA MULLER SCHIMIDT - presidente do Comitê do Rio Pardo E-mail: lucia.schimidt@brturbo.com.br


- ANDREA VON GROLL - premiada e homenageada pela UNESCO em 2008: A pesquisadora brasileira do RGSul, recebeu uma das 15 bolsas de estudo concedidas anualmente pela parceria UNESCO/ L’Oréal a estudantes de pós-doutorado de todo o mundo que produzem conhecimento nas ciências da vida. Celebração dos 10 anos do prêmio “As Mulheres e a Ciência”.

Equipe do Projeto Ambiental Arroio Araçá: Nosso Rio Guri – Canoas – RS


Profª Maria Inês Pacheco - Professora Articuladora do Projeto

Talina Fraga Romano Escola de Educação Infantil Cofrinho de Mel
Magda Beatriz Cargnin – Escola Estadual Gomes Jardim
Tatiana Lopes Stein -Escola Estadual Margot Giacomazzi

Marli Inês Rigo - Escola Estadual Margot Giacomazzi

Andrea De Boni Joukoski - Escola Estadual Margot Giacomazzi

Elizabete Oliveira de Paula Fettuccia - Escola Muncipal. João Paulo I
Giani da Silva Nunes - Colégio Espírito Santo

Elinara Paschoal Lopes - Unidade de Ensino Paz - ULBRA

Maria Helena Flores - Secretaria Municipal de Educação

Maria Helena Canto - Projeto Peixe Dourado

Luciana Alfonsin - Casa de Caridade Pai Thomé

Fernanda Luchina - Casa de Caridade Pai Thomé

Adoli Basso - Paróquia Imaculada Conceição

Mara Arino - Associação Residencial Hércules

Sandra Bergamin Conter - Pastoral da Saúde

Ivonete Chiden Pereira - escritora

Natália Soares - Pastoral da Ecologia

Isabel Genelício - Quilombo Chácara das Rosas


PRESIDENTES DE COMITÊS DE GERENCIAMENTO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS DO RS


Lúcia Müller Schmidt - Comitê Pardo
Cléria Bitencorte Meller - Comitê Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo
Leda Famer - Comitê Tramandaí
Zuleica Souza dos Santos - Comitê Ijuí


B) BRASÍLIA:


Maria do Carmo Zinato - é arquiteta especialista em gestão de recursos hídricos. É Mestre em Planejamento Urbano e Rural pela Technical University of Nova Scotia (Canadá).Possui uma destacada atuação em projetos de preservação dos recursos hídricos, e em projetos de comunicação em rede.É funcionária da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (SRHU/MMA). Professora da Universidade Gama Filho, na área de Gestão Ambiental com ênfase em Saneamento Ambiental (disciplinas Água, Esgoto e Resíduos Sólidos). Coordenadora de Educação On-line da ONG Instituto Brasileiro de Estudos e Ações em Saneamento Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos (IBEASA),

Maria Manuela Moreira - uma grande mulher, batalhadora, criadora do SIAPREH, sistema que faz o monitoramento dos avanços da implementação do Sistema Nacinoal de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH): Maria Manuela Moreira.


Vanda Resende - diretora executiva da ONG União Planetária, que veicula informações relevantes sobre água no planeta. Um exemplo de mulher que venceu enfermidades e que se alimenta de uma maneira exemplar. Silenciosa, inteligente e perspicaz.


As mulheres Titulares, Gerentes e Assessoras da ANA:


Gisela Damm Forattini - Assessora da Diretoria gisela@ana.gov.br

Claudia Dianni - Assessora de Comunicação Social claudia.dianni@ana.gov.br

Mayui Vieira Guimarães Scafuto - Secretária-Geral mayui@ana.gov.br

Ariadne Mansú de Castro - Procuradora-Geral Substituta ariadne.castro@ana.gov.br

Flávia Gomes de Barros - Superintendente Adjunta da Superintendência de Outorga e Fiscalização flavia.barros@ana.gov.br

Neuza de Oliveira - Gerente de Gestão de Pessoas neuza.oliveira@ana.gov.br

Lúcia Helena Cavalcante Valverde - Gerente de Orçamento, Finanças, Contratos e Convênios lucia.valverde@ana.gov.br

Maria Nilda Augusta Vieira Leite – Coordenação Recursos Pesqueiros do IBAMA


C) RIO DE JANEIRO:

Raquel Almeida - Volta Redonda, RJmailto:rcalmeida@gmail.com BLOG "ÁGUA DONA DA VIDA"
http://aguadonadavida.blogspot.com/

Vera Lúcia Teixeira
- ONG "O Nosso Vale! A Nossa Vida"mailto:veluciateixeira@yahoo.com.br

Rita Souza - ONG EDUCA Mata Atlânticamailto:educa.matatlantica@gmail.com

Deputada Inês Pandeló - http://www.inespandelo.com.br - casadecultura@inespandelo.com.br -

Fátima Casarin - já esteve em várias instituições que trabalham com RH Coordenação da Secretaria Executiva - CERHI. Conselho Estadual de Recursos Hídricos (RJ) http://www.serla.rj.gov.br/cerhi/membros.asp


Ana Paula Politano Sant’ana - Vice-Diretora Projeto Piabanha - http://www.projetopiabanha.org.br/


Drª Gecy Cândida da Silva - advogada, escritora, poetisa, membro de várias Entidades literárias no Rio de Janeiro e no Brasil, Diretora do Departamento de Meio Ambiente do nosso InBrasCI e que durante a vida inteira, por conta própria, batalhou pela preservação de nossos rios; qualquer homenagem a ela será sempre pequena em relação à tanto que ela já labutou pela preservação de nossas águas e outras questões ambientais mais.


D) SÃO PAULO:


PROFª AMYRA EL KHALILI - idealizadora da oficina "Dança pela água em missão de PAZ!" realizada com mulheres de diversas comunidades brasileiras. É também economista, fundadora e idealizadora do Projeto BECE (Bolsa Brasileira de Commodities Ambientais) e fundadora do Movimento Mulheres pela P@Z!


MALU RIBEIRO - Fundação SOS Mata Atlântica - jornalista,coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica


ROSE ATUATI - Organizadora e Diretora do Instituto Águas da Prata – IAP – Campos do Jordão – SP e da ONG Juvenil “MINGAU” – participa de várias organizações da sociedade civil como representante nas comissões em Brasília


ADRIANA PRESTESEducadora Ambiental do Instituto Águas da Prata – realiza projetos de Educação Ambiental no CBH-SM e nas escolas de Campos do Jordão em parceria com o INPE nas técnicas de sensoriamento remoto.


ROSA MARIA MANCINI - Coordenadora de Recursos Hídricos - Secretaria de Meio Ambiente - SMA - Organizadora e ex- Secretaria Executiva do CBH-Litoral Norte de São Paulo


E) SANTA CATARINA:


ANA ECHEVENGUÁ - advogada ambientalista, coordenadora do programa Eco&Ação, presidente da ong Ambiental Acqua Bios e da Academia Livre das Águas, e-mail: ana@ecoeacao.com.br, website: http://www.ecoeacao.com.br/


F) MINAS GERAIS:


PATRÍCIA BOSSON - Representante do setor usuário em Câmaras Técnicas do CNRH

PATRÍCIA SARTINI E MARIA MARGARIDA FERREIRA - Autoras do livro Gente Cuidando das Águas, facilitadores do Movimento de Cidadania pelas Águas em MG.


Aguardando envio de outras listagens.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

5 comentários:

  1. Representando o InBrasCI - Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, cujo objetivo é, através das Artes várias e tradições, desenvolver a fraternidade, o amor à Natureza e assim alcançar a Paz, na qualidade de Presidente do mesmo, venho, não só parabenizar pelo belo trabalho realizado, como sugerir o nome da Drª Gecy Cândida da Silva - advogada, escritora, poetisa, membro de várias Entidades literárias no Rio de Janeiro e no Brasil, Diretora do Departamento de Meio Ambiente do nosso InBrasCI e que durante a vida inteira, por conta própria, batalhou pela preservação de nossos rios; qualquer homenagem a ela será sempre pequena em relação à tanto que ela já labutou pela preservação de nossas águas e outras questões ambientais mais.
    Agradecendo a atenção, aguardando resposta, saudações nossas.
    Marilza A. de Castro - Presidente do InBrasCI
    marilza.albuquerque@oi.com.br

    ResponderExcluir
  2. Prezada Srª Marilza,

    Agradecemos sua gentileza, seu excelente comentário e a importante indicação da Drª Gecy, que já postamos na homenagem das mulheres de destaque do RJ .
    Na implantação de nosso Portal do ISOSRiosBr teremos a coluna Who's who de nossas águas e certamente ela será incluida naquela listagem.
    Por favor, consiga a biografia da nossa homenageada, se possível também uma foto e outras informações pertinentes.
    Gostaríamos de conhecer o site do InBrasCI para sabermos mais sobre as atividades em defesa da natureza que realizam.
    Agradecidamente,

    Prof. Jarmuth Andrade
    ISOSRiosBr

    ResponderExcluir
  3. Olá, parabéns pelo blog um trabalho sensacional na conscientização ambiental. Adoro a idéia de lincar mulher e água, afinal somos nós que no dia-a-dia mais sentimos a sua importância,principalmente na sua falta.
    Aqui no Rio como deputada estadual tenho atuado nos dois temas sendo presidente da Comissão dos Direitos da Mulher e da Comissão Especial do ICMS Verde.
    Nosso contato também podem ser feitos pelos blogs: wwwwinespandeloinforma.blogspot.com e wwwmaisinespandelo.blogspot.com
    Um abraço e conte sempre com a gente nesta luta.
    Inês Pandeló

    ResponderExcluir
  4. Olá, sou a onça Lú- presidente da ong tapuia sarapo de riachão das neves e gostaria de falar e denunciar coisas que acontecem com as pesssoas que vivem dependentes da nascente do sarapo-um riacho que sofre pela ignorancia de uns e pela ganancia de poucos...realizamos o 7° grito das aguas em janeiro dete ano...penosamente levamos presentes doados por amigos de sao jose doas campos-sao paulo para as crianças e na oportunidade falamos e debatemos sobre nossas aguas...mas infelizmente estamos perdendo a batalha...como podem me ajudar???

    ResponderExcluir
  5. COSME DAVID DISSE.muito legal esse blog.pena que são poucas as pessoas que fazem alguma coisa,SE NÂO POLUIR NÂO PRECISA DESPOLUIR!!!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br