Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de julho de 2009

BIÓLOGO DANIEL PAULY, UM DOS MAIORES ESPECIALISTAS EM MARES, FALA DO FUTURO DA HUMANIDADE

“Os próximos dez anos decidirão o futuro da nossa civilização”

Malén Aznárez, do El País - http://envolverde.ig.com.br/ 10/7/2009

Daniel Pauly é um dois 50 cientistas mais influentes do mundo. Esse biólogo especialista em mares alerta sobre os sérios perigos da pesca tal como é praticada agora e denuncia a permissividade dos governos.

A reportagem é de Malén Aznárez, publicada no jornal El País, 05-07-2009. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Daniel Pauly é fruto da libertação de Paris na II Guerra Mundial e da libertação de um casal: ele, soldado negro norte-americano, ela, uma parisiense, que decidiram sair dos convencionalismos de todo o tipo e, no meio do entusiasmo reinante das celebrações históricas, dedicar-se ao amor. Pauly nasceu em 1946.

Até aqui, nada que não tenhamos visto em alguns filmes sobre aquela guerra. Os problemas vieram dois anos depois, quando norte-americano abandonou a mãe e filho e voltou ao seu país. Os negros eram proibidos, então, de se casar com brancas nos Estados Unidos.

Pauly foi entregue por sua mãe, então sozinha e sem recursos, a uma família suíça que acabara de perder um filho e que prometeu criá-lo em uma situação que ela supunha muito mais vantajosa para o menino. E aqui começou o que todas as biografias do biólogo e conhecido especialista mundial em pesca e oceanografia, destacam como “uma infância dickensiana”.

Pauly, de 63 anos, casado e com dois filhos, que passou por Madri para exercer o cargo de presidente do júri do Prêmio Fundação BBVA Fronteiras do Conhecimento em Ecologia e Biologia da Conservação, prêmios com vocação de Nobel espanhol - em seus oito jurados havia vários prêmios Nobel - pareceu se esquecer, durante um bom período, de que ele é um dos biólogos que mais sabe sobre o mundo da pesca, dos mares e da conservação oceanográfica, e um dos 50 cientistas mais influentes do mundo - segundo a revista Scientific American - para mergulhar lentamente naquele infância distante, que ele lembra como a de “um menino meio negro em uma cidade de brancos”. Não precisou buscar nenhuma madalena proustiana. Em um espanhol aceitável, Pauly relembrou algumas vivências que ainda parecem bastante vivas em sua vida.
Fonte: Site Tratamento de Água/Envolverde

Veja a sensacional entrevista. Clique Aqui

(Envolverde/IHU - Instituto Humanitas Unisinos)© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br