Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de julho de 2009

CEARÁ REALIZA CAMPANHA "POR UMA PRAIA MAIS LIMPA", EM 10 MUNICÍPIOS

Blitz educativa aconteceu ontem na Barraca América do Sol, na Praia do Futuro (Foto: Patrícia Araújo)

Por uma praia mais limpa

Semace - Diariodonordeste - 06/07/2009

Distribuição de sacolas, panfletos e troca de materiais recicláveis serão realizada em 10 municípios do Ceará

“Manter a praia limpa é dever de todos” é o tema da campanha permanente educativa Praia Limpa, realizada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), que aconteceu ontem na Barraca América do Sol, na Praia do Futuro. A campanha é sempre intensificada no período das férias, quando as praias estão mais freqüentadas, e, este ano, vai atingir 10 municípios praianos do Ceará.

Blitze educativas, distribuição de sacolas, panfletos, palestras e abordagem direta, além da troca de materiais recicláveis por brindes institucionais, como bonés, blusas, mousepads, botons, ecobags e protetores solar para carro, fazem parte das atividades da campanha, que nos municípios do Interior vai contar com o reforço das prefeituras.

Conforme a superintendente da Semace, Lúcia Teixeira, trata-se de uma campanha permanente que é intensificada no período das férias. Este ano, conforme ela, vai ser realizada também nas praias de outros municípios. Na relação, estão as praias do Iguape e Prainha, em Aquiraz; Canoa Quebrada, em Aracati; Morro Branco, em Beberibe; Icaraí e Tabuba, em Caucaia; Praia do Futuro, em Fortaleza; Paracuru, na cidade de Paracuru; Lagoinha, em Paraipaba; Jericoacoara, em Jijoca; Pecém e Taíba, em São Gonçalo do Amarante; Mundaú e Fleicheiras, em Trairi..

A intenção, conforme a superintendente, é ajudar a criar uma consciência sobre os malefícios de se atirar lixo nas praias. Em Fortaleza, por exemplo, ela cita materiais plásticos, como garrafas, embalagens, sacos e recipientes vazios como os mais comuns e problemáticos, ao lado de dejetos de animais. “As pessoas precisam entender que educação ambiental é educação para a vida”, considera.

Com relação à balneabilidade das praias, de acordo com o último Boletim da Semace, 13 estavam próprias e 18 impróprias para banho. Lúcia Teixeira explica que o lixo jogado nas faixas de areia implica indiretamente na balneabilidade das praias, já que o movimento das correntes marinhas, interligação de rios com o mar e a própria ação da chuva fazem com que a qualidade da água em determinadas áreas mude periodicamente.

A adoção de novas posturas pela população, conforme ela, é observada instantaneamente após a realização de ações educativas. Mas destaca que deve ser mantida a longo prazo para que as condições de limpeza e preservação do meio ambiente sejam mantidas de forma permanente. “As pessoas recebem muito bem as ações e respondem positivamente às campanhas realizadas. Mas temos intenção de intensificar ainda mais fora do período das férias”, disse.

FIQUE POR DENTRO
Quando o lixo se torna um problema:

- Acumulado nos rios, canais e córregos, os objetos descartados impedem a passagem das águas provocando entupimentos, acúmulo de areia e inundações no período de quadra chuvosa mais rigorosa;

- Jogado das encostas, provoca deslizamentos e acúmulo de areia nos cursos d´água;

- Em terrenos baldios, produz um líquido chamado chorume, que polui o solo, contaminando as águas superficiais e subterrâneas que abastecem as populações;

- Atraem ratos, baratas, moscas e mosquitos, que transmitem doenças ao homem como leptospirose, disenteria, dengue, febre tifóide, etc. Fonte: Diário do Nordeste/Site Tratamento de Água

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br