Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de julho de 2009

EMBRAPA MEIO AMBIENTE CONHECE O PROJETO AQUABRASIL E SUAS TECNOLOGIAS PARA AQUICULTURA


Legenda foto 2472 - aquários do Laboratório de Qualidade de Água


Crédito das fotos: Cristina Tordin Legenda foto 2485 - futuras instalações dos tanques do Laboratório de Qualidade de Água - Embrapa

Projeto Aquabrasil destaca tecnologias para aquicultura

A equipe do Projeto Aquabrasil esteve reunida na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), de 23 a 24 de junho, para apresentação dos resultados e ações programadas pelos líderes, além do planejamento para reuniões, workshops, dias de campo, seminários e treinamentos.

Conforme Emiko Kawakami de Resende, pesquisadora da Embrapa Pantanal (Corumbá, MT) e líder do projeto, um dos objetivos já alcançados é a implantação da infra-estrutura em uma área em que a Embrapa nunca atuou. Além disso, o projeto agrega muitos produtos de pescado, principalmente em melhoramento genético – os principais são o Tambaqui para o Norte e Nordeste e a Cachara para o Centro-Oeste e Sudeste. “Essa é uma pesquisa pioneira pois visa o melhoramento genético de espécies nacionais e que serão desenvolvidas em suas próprias bacias hidrográficas”, diz a pesquisadora. “Há uma rejeição pelas espécies exóticas e não há linhagens melhoradas para os híbridos”.

Outro desafio, continua Emiko, é trabalhar em rede. “Dá certo, mas também dá muito trabalho, uma vez que une tecnologia, produtos e processos para a sociedade de uma maneira que a Embrapa nunca trabalhou”.

Para Jefferson Luis da Silva Costa, Gestor do Macroprograma 1 - MP1 e do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento – DPD da Embrapa, esse projeto é importante porque a Empresa mostra suas competências. “A Embrapa já é bem conhecida pelas pesquisas em plantas e gado. Essa frente de trabalho em aquicultura busca tecnologia na produção de pescado. Hoje o Brasil importa mais do que produz e gasta muito com isso”.

Quando se trabalha isoladamente, acredita Costa, os resultados são mais pontuais. Com a Rede, consegue-se visualizar tecnologias, produtos e processos de maior aplicabilidade, uma vez que as competências se juntam em um único fórum e isso potencializa infra-estruturas disponíveis. “É a melhor maneira de se alcançar avanços radicais no conhecimento e disponibilizá-los para a sociedade”.

Para Eric Routhledge, Gestor de Projetos da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República (SEAP/PR) o setor está em pleno desenvolvimento. Ele acredita que é preciso estimular os recursos humanos para que esse desenvolvimento seja sustentável a longo prazo. “Além disso, é necessário motivar pessoas de outras áreas, como tecnologia de alimentos, para garantir a segurança alimentar e o ordenamento do zooneamento, uma vez que a qualidade da água é fundamental.

Outro fator importante é o balanceamento da ração, que deve ter propriedades nutricionais de acordo com cada espécie. “O Aquabrasil é a grande plataforma da Embrapa para esse fim. O projeto agrega recursos humanos em áreas e regiões onde não havia esse trabalho”.

Para Julio Queiroz, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e líder do Projeto Componente sobre Manejo e Gestão Ambiental da Aquicultura, é fundamental buscar alternativas eficazes para aumentar a competitividade e a sustentabilidade dos sistemas de produção aquicola de modo a evitar impactos negativos sobre o meio ambiente e garantir a qualidade do produto para o consumidor final.

Nesse sentido, um dos objetivos do projeto é identificar e validar um conjunto de Boas Práticas de Manejo (BPMs) para otimizar os índices zootécnicos, ambientais e econômicos da produção de peixes e camarões em diversas regiões do país. Esses trabalhos têm sido conduzidos em parceria com várias unidades de pesquisa da Embrapa e suas parceiras e muitos dos resultados alcançados têm sido repassados para os produtores por meio de workshops, comunicados técnicos, seminários e dias de campo.

Finalmente, vale destacar que o evento realizado na Embrapa Meio Ambiente foi um sucesso, considerando a qualidade dos resultados que foram apresentados e também das diversas parcerias que foram efetivadas e consolidadas.

Cristina Tordin - Jornalista, MTB 28499
Embrapa Meio Ambiente tel 19.3311.2608

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br