Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de julho de 2009

HOLAMBRA (SP) UM BELO EXEMPLO DE RECUPERAÇÃO DE MATA CILIAR

PRODUTOR DE ÁGUA – Francisco Gunnewiek diz que na área reflorestada já surgiu uma nascente. Foto de Valéria Gonçalvez/AE


Holambra principal centro produtor de flores e plantas ornamentais já recompôs 60% de sua área de mata ciliar
Ecodebate - julho 9, 2009
Produtores de Holambra (SP) dão lição de reflorestamento
Longe de questionar o Código Florestal, que exige que produtores rurais da Região Sudeste preservem 20% de suas áreas com mata nativa e mantenham intocadas as áreas de mata ciliar e no entorno de nascentes e mananciais, produtores do município de Holambra, na região de Campinas (SP), vêm dando uma aula de preservação e recuperação florestal.

No principal centro de comercialização de flores e plantas ornamentais do País, agricultores provam que é possível, sim, investir em reflorestamento. Conforme o engenheiro agrícola Charles José Lopes, da Casa de Agricultura de Holambra, de uma área rural de 6 mil hectares, 1.100 hectares devem ser obrigatoriamente de mata ciliar, dos quais 60% já estão reflorestados ou intocados no município. Matéria de Fernanda Yoneya, no O Estado de S.Paulo.

EM DIA COM A LEI
“Daqui a 15 anos toda a área degradada deve estar recuperada”, acredita o consultor Flores Welle, cuja empresa elabora projetos e faz o plantio de árvores. Considerando que produtores do Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste devem, por lei, preservar 20% da propriedade com mata nativa, a iniciativa, além de trazer benefícios do ponto de vista ambiental, faz o setor produtivo ficar em dia com a legislação.

“Reflorestar é um investimento de longo prazo e, por isso, muito produtor não faz, porque quer retorno econômico imediato”, diz o casal de produtores Francisco Cornelius Klein Gunnewiek e Maritha Domhof. “Quem se preocupa com a natureza, porém, sabe a importância de reflorestar. Dá um certo orgulho falar para o vizinho que estamos plantando árvores”, diz Gunnewiek.
Em fevereiro, o casal reflorestou 2,5 hectares, que vão se somar a outros 2 hectares de mata do sítio de 55 hectares. Ali foram plantadas 2.500 mudas, de 100 espécies. “Começamos limpando a área, que era de pasto, na mão, fizemos a trilha onde as mudas estão plantadas, e, por fim, a área foi estaqueada.” O casal recorreu a uma empresa de plantio de árvores.
A empresa responsabilizou-se pela aquisição das mudas e pela marcação e espaçamento do plantio. Ao produtor, coube a manutenção do plantio – irrigação, aplicação de herbicida e limpeza da área, até as espécies maiores sombrearem o solo e inibir o crescimento do mato.
Gunnewiek diz que o que o motivou a investir no plantio de árvores foi a preocupação com a escassez de água. “Temos curvas de nível e nove sistemas de captação para evitar enxurradas. Aqui não se perde nem uma gota de água de chuva.” Ele compara seu terreno a uma esponja. “Estou saturando a minha esponja para não ter problemas no futuro.”

MAIS UMA NASCENTE
A comparação do produtor está certa. No solo protegido, a água se infiltra lentamente e abastece lençóis freáticos; sem proteção, o solo compacta-se, impedindo a infiltração e provocando enxurradas. Para comprovar a teoria de Gunnewiek, há cerca de 40 dias uma mina de água “estourou” na área reflorestada. “Em dez anos, outras minas vão aparecer.”
O produtor de plantas ornamentais Theodoro Breg, do Sítio Kolibri, também fez um projeto para preservar a margem de um lago. “Já era uma área de preservação permanente e resolvi expandir o plantio de árvores”, conta Breg, que, em 2003, reflorestou 2 hectares com 1.700 mudas, de 76 espécies. “Vale também pela estética, já que as árvores deixam a área muito mais bonita.”

Gunnewiek calcula os custos do reflorestamento separadamente das despesas do sítio – o casal produz crisântemos em vaso, feno e ovos. “Vamos fechar a planilha no fim do ano, mas, até agora, o custo por muda está em R$ 10.” Cada muda consome 15 litros de água, duas vezes por mês. “O custo é alto, por pelo menos dois anos, mas vale a pena.”

* Matéria enviada pelo Fórum Carajás
[EcoDebate, 09/07/2009]


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br