Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de julho de 2009

PRESIDENTE DO IBAMA É ACUSADO PELOS MINISTÉRIOS PÚBLICOS DE RONDÔNIA POR PARECER ILEGAL PARA A HIDRELÉTRICA DE JIRAU

O presidente do Ibama, Roberto Messias Franco. Foto: Valter Campanato/ABr

Ministérios públicos em Rondônia abrem processo contra presidente do Ibama
Segundo os MPs, ele assinou a licença ambiental de instalação para a Usina Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira, em desacordo com a legislação ambiental e com a lei de licitações.


Agência Brasil 08/07/2009

O Ministério Público Federal em Rondônia e o Ministério Público do estado entraram na Justiça com uma ação de improbidade administrativa contra o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias Franco. Segundo os MPs, ele assinou a licença ambiental de instalação para a Usina Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira, em desacordo com a legislação ambiental e com a lei de licitações. A assessoria do Ibama informou que Messias ainda não foi notificado oficialmente da ação.

Na ação, os procuradores e promotores argumentam que técnicos do Ibama se manifestaram contrários à concessão da licença em parecer que apontava pendências em 12 das 32 condicionantes impostas para autorizar o início das obras. De acordo com o Ibama, o parecer não era conclusivo e as pendências foram resolvidas após esclarecimentos técnicos e acordos fechados pelo consórcio responsável da obra com o governo de Rondônia e a prefeitura de Porto Velho.

Entre as pendências, segundo os ministérios públicos, estão questões relativas à segurança das barragem, a falta de detalhes sobre a recuperação de áreas degradadas pela construção e pela inundação para formação do reservatório e sobre as medidas para amortecer os impactos socioeconômicos da obra, que deve atrair até XX mil pessoas para a região.

“Para os MPs, ao liberar a licença de instalação, [Roberto Messias] Franco violou a Constituição Federal e a Lei de Licitações, não observou o processo de licenciamento ambiental, desconsiderou a existência de novos impactos ambientais e a necessidade de cumprimento de todas as condicionantes da licença prévia antes da emissão da nova licença”, de acordo com nota do MPF, em que a licença é classificada como “um dos maiores crimes ambientais”.

A ação também questiona a mudança do local de construção da usina, anunciado após o leilão. Em agosto de 2008, os MPs já haviam entrado na Justiça contra o Ibama, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o consórcio Energia Sustentável do Brasil. A ação ainda não foi julgada pela Justiça Federal em Rondônia.

Em março, a promotora de Justiça do Meio Ambiente, Aidee Moser Torquato, adiantou à Agência Brasil que os MPs entrariam na Justiça caso a licença de instalação fosse assinada. Em maio, os dois órgãos recomendaram a suspensão da licença de instalação parcial, que havia autorizado a construção do canteiro de obras e das ensecadeiras. De acordo com os autores da ação, se condenado, Messias pode perder a função pública e pagar multa de cem vezes o valor de seu salário. (Fonte: Luana Lourenço/ Agência Brasil)


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br