Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de novembro de 2009

FINALMENTE A POLÊMICA HIDRELÉTRICA DO RIO XINGU SERÁ AUTORIZADA



Ibama libera Belo Monte na 2ª-feira

Lula teria determinado ao Ministério do Meio Ambiente autorizar obra da hidrelétrica, que vai a leilão em dezembro

O Estado de S. Paulo
BRASÍLIA - 13/11/2009

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vai emitir na próxima segunda-feira a licença prévia para a construção da Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, segundo informou ontem o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. De acordo com fontes do governo, a determinação para que a licença seja liberada partiu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A decisão de liberar a licença foi tomada ontem durante reunião de Lula com Lobão, os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, da Casa Civil, Dilma Rousseff, e representantes de outros órgãos do governo que representam os setores de energia e meio ambiente. O presidente do Ibama, Roberto Messias, também participou do encontro. "Tratamos do licenciamento de Belo Monte, que está demorando bastante. Ficou decidido que na segunda-feira o Ministério do Meio Ambiente emitirá a licença", afirmou Lobão.

O Ibama já havia se comprometido a emitir a licença prévia para a construção de Belo Monte, mas a data em que isso ocorreria vinha sendo seguidamente postergada. No mês passado, em entrevista ao Estado, Roberto Messias havia afirmado que o documento seria liberado no dia 26 de outubro, o que acabou não ocorrendo. De acordo com o Ibama, a demora se deve à complexidade da análise do caso, já que a obra é de grandes proporções.

A emissão da licença é fundamental para que o governo consiga fazer o leilão de concessão do usina, previsto para 21 de dezembro. Belo Monte é o maior projeto de geração de energia elétrica do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Quando for concluída, a usina terá capacidade de gerar 11.300 megawatts de energia. Segundo Lobão, quando a unidade estiver em operação, será a terceira maior do mundo.

ELETROBRÁS

O governo decidiu também que a Eletrobrás vai participar de todos os consórcios que vão entrar na disputa pela concessão do projeto da usina. Segundo o presidente da estatal, José Antonio Muniz Lopes, a estratégia definida prevê que a participação será de até 49% dos consórcios e se dará por meio das subsidiárias da empresa - Furnas, Eletronorte, Chesf e Eletrosul.

Até agora, havia indefinição em relação à participação das estatais do setor elétrico - se entrariam já na disputa do leilão ou depois, associando-se ao grupo vencedor da licitação. Esse modelo de participação foi adotado pela Eletrobrás nos leilões das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira, em Rondônia. Cada consórcio interessado nos projetos contou com a participação de pelo menos uma empresa do Sistema Eletrobrás.

RENATO ANDRADE, RENATA VERÍSSIMO E LEONARDO GOY - JORNAL O ESTADÃO

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br