Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de novembro de 2009

MARINGÁ (PR) DECIDE PELA MANUTENÇÃO OU NÃO DA SENEPAR COMO CONCESSIONÁRIA DE ÁGUA E ESGOTOS


Debate sobre a água deve envolver toda comunidade


13/11/2009
Mário Verri - Vereador (PT) e presidente da Comissão das Águas da Câmara de Maringá - http://www.odiariomaringa.com.br/noticia/229951

Maringá é uma cidade privilegiada. A constatação ocorre simplesmente no cotidiano de nossa cidade. E a contribuição da Sanepar neste mérito é indiscutível. Desde 1980, quando assumiu a exploração do sistema de água e esgoto, a empresa presta um excelente serviço às necessidades de Maringá.

Nada menos que nove entre dez residências têm esgoto e a totalidade conta com abastecimento de água. Estes números colocam o município como um dos mais bem estruturadas do Brasil. Por outro lado, pagamos tarifas abusivas.

O contrato de concessão do sistema de água e esgoto pela Sanepar termina em agosto de 2010 – por não ter passado pela Câmara, o aditivo assinado em 1996 pelo prefeito Said Ferreira, concedendo à empresa mais 30 anos de concessão, não tem validade.

Portanto, são poucos meses para decidirmos pela manutenção da Sanepar como prestadora dos serviços ou pela municipalização do sistema (a terceirização, como informou o presidente da Sanepar Stenio Jacob em visita à Câmara, é vetada por lei).

A discussão sobre o tema é urgente e deve ser pontual. A decisão ficará como legado ao município por décadas. Debater sobre um bem natural tão importante para nossa sobrevivência exige comprometimento e maturidade. É hora de iluminar a questão sob todos os ângulos.

O próprio Stenio Jacob disse estar propenso a discutir o assunto – embora não tenha deixado clara a posição da Sanepar sobre o aditivo assinado na década de 90.

A disposição do dirigente deve funcionar como motivador de questionamentos sobre como os serviços prestados pela empresa podem melhorar caso o acordo seja renovado. As tarifas serão menores? Quais os planos da Sanepar para a cidade nos próximos anos?

Por outro lado está a questão da municipalização do sistema. A prefeitura estará preparada para assumir o sistema ao final do contrato com a Sanepar? Como quitar os investimentos feitos pela empresa de saneamento paranaense ao longo de quase 30 anos? Quais as consequências que uma autarquia responsável pela água e esgoto traria para a municipalidade?

Entre os questionamentos, uma certeza: Maringá precisa de um sistema que esteja, desde já, comprometido com nossas necessidades futuras. Isto significa um modelo de exploração cada vez mais eficiente, ecologicamente responsável e com tarifas menores.

A decisão entre a manutenção da Sanepar ou a municipalização dos serviços deve ser precedida por um amplo debate. Toda a comunidade, incluindo entidades organizadas, representantes da Câmara e da prefeitura, representantes da Sanepar, poder judiciário, empresas, universidades, associações de moradores e imprensa deve participar, expondo ideias, pontos de vistas, críticas e sugestões.

Desta forma, um debate esclarecedor é o primeiro e um dos mais importantes passos em direção à correta decisão sobre a manutenção da Sanepar ou a municipalização do sistema de água e esgoto de nossa cidade. Fonte: Site Tratamento de Água


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br