Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de novembro de 2009

SITUAÇÃO ATUAL DOS RESERVATÓRIOS DO PAÍS E OS RISCOS DE CHEIAS



Agência Nacional de Águas faz coletiva sobre a situação atual dos reservatórios do país e os riscos de cheias no ano hidrológico 2009/2010

Nível dos principais reservatórios do país é o maior dos últimos dez anos para esta época do ano

O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, e o diretor Benedito Braga concedem entrevista coletiva na sede da ANA nesta quinta-feira, dia 5 de novembro, às 15 horas, sobre a situação atual dos reservatórios do país e os riscos de cheias no ano hidrológico 2009/2010, destacando as principais ações de prevenção de eventos críticos. Os principais reservatórios do país encontram-se com os níveis mais elevados dos últimos dez anos para esta época, o que deixa algumas áreas em situação vulnerável com relação ao risco de enchentes.

Depois da coletiva, os diretores da ANA farão a inauguração da Sala de Situação da Agência, onde serão monitorados o nível e a vazão dos rios em todo o Brasil, as chuvas acumuladas e a situação dos principais reservatórios. Além de ser o centro de acompanhamento da operação da Rede de Monitoramento Hidrometeorológico, a Sala de Situação é o centro de apoio à tomada de decisão da ANA em casos de crises.

Data da Coletiva: 05/11/2009
Horário: 15 horas

Local: Agência Nacional de Águas – Setor Policial (SPO), Área 5, Quadra 3, Bloco "M", Sala de Vidro

Curso de Capacitação em Gestão de Recursos Hídricos tem inscrições até 6 de novembro

Raylton Alves

Até a próxima sexta-feira, 6 de novembro, estarão abertas as inscrições para o Curso de Capacitação em Gestão de Recursos Hídricos. Apoiada financeiramente pela Agência Nacional de Águas (ANA), a capacitação ocorrerá em Jataí (GO) a partir de 13 de novembro na Secretaria do Meio Ambiente do município* e terá uma carga de 80 horas de aula. O curso e o material didático são gratuitos, mas as despesas de diárias e passagens correm por conta de cada participante ou de suas instituições. As aulas serão ministradas quinzenalmente às sextas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h.

O curso é voltado para profissionais de nível superior que atuem em organizações não governamentais; nos comitês e pró-comitês de bacias hidrográficas do rio Paranaíba; profissionais de órgãos municipais, estaduais ou federais atuantes na área de recursos hídricos; e representantes de setores usuários das águas da bacia do rio Paranaíba.

Composto de professores da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (Ifet-GO), o corpo docente – coordenado pelo professor Raimundo Rodrigues Gomes Filho – abordará seis disciplinas durante a capacitação. Os assuntos envolvem desde noções de Hidrologia e Hidrometria até o planejamento e a gestão estratégica da bacia hidrográfica.

Rede em benefício da gestão de recursos hídricos

O Curso de Capacitação em Gestão de Recursos Hídricos está no âmbito da Rede de Formação de Capacidades e Extensão Tecnológica para a Gestão da Água, que tem o objetivo de apoiar financeiramente a execução de cursos de capacitação e de difusão de conhecimentos e práticas de recursos hídricos, principalmente para servidores de prefeituras municipais, de agências de bacia, de organizações da sociedade civil atuantes na área de recursos hídricos e órgãos gestores estaduais cujas competências se relacionam com a gestão de tais recursos.

Nesse sentido, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro) e a ANA conjuntamente publicaram o edital MCT/CNPq/CT-Hidro/ANA 048/2008.

Para mais informações, acesse: www.ana.gov.br/portalcapacita

*Avenida 31 de Maio, nº 1042 – Setor Epaminondas


Mais informações

Assessoria de Comunicação Social – ANA
Fones: (61) 2109-5678/5103
Fax: (61) 2109-5129
E-mail: imprensa@ana.gov.br


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br