ATLANTA (Reuters) - O fenômeno climático La Niña está perto de seu auge e durará até o fim do primeiro semestre, com a ameaça de expandir a seca nas Américas e levar mais chuvas excessivas à Austrália, disse o Centro de Previsões Climáticas (CPC) dos Estados Unidos na quinta-feira.
O CPC, uma agência da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, em inglês) dos EUA, disse que o fenômeno La Niña 'está agora perto de seu ponto mais alto e a previsão é de que dure até a primavera de 2011 no hemisfério norte, com uma intensidade menor.'
La Niña, um fenômeno inverso ao El Niño, causa o esfriamento anormal das águas do oceano Pacífico equatorial, provocando transtornos nos padrões climáticos ao longo da região da Ásia e o Pacífico.
Chuvas relacionadas ao La Niña levaram a Austrália a registrar em 2010 seu terceiro ano mais úmido da história, enquanto que o fenômeno inspirou temores de secas nas zonas cerealistas no sul dos Estados Unidos, além de Brasil e Argentina. O El Niño produz o efeito contrário.
O CPC disse que a principal pergunta é até quando durará o La Niña e acrescentou que 'persiste uma incerteza considerável sobre se o fenômeno persistirá até o verão no hemisfério norte (segundo semestre).'
Se o La Niña durar até o verão boreal, poderá provocar uma série de furacões na vulnerável zona petrolífera do Golfo do México. O La Niña estimularia a formação de tempestades porque suprime os ventos que, em geral, desfazem as tempestades nas bacias atlântica e caribenha.
O CPC disse que o impacto do La Niña nos EUA inclui chuvas superiores à média no Noroeste Pacífico, que depende de fontes hidrelétricas, e um maior acúmulo de neve nas montanhas rochosas do norte, nos Grandes Lagos e no vale de Ohio.
(Reportagem de Rene Pastor) - G1 - MUNDO - GLOBO.COM
Alguns estados terão chuva acima da média no próximo verão
GLOBO VÍDEOS - GLOBO.COM
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br