Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de janeiro de 2011

MAIS DE 1.265.000 VISITANTES ÀS CATARATAS DO RIO IGUAÇU (PR) - RECORDE HISTÓRICO EM 2010






Cataratas do Iguaçu registram recorde de visitação em 2010


Em 2010, as visitas às Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, registraram um recorde histórico: mais de 1.265.000 visitantes, segundo a administração do Parque Nacional do Iguaçu. O número é o maior desde 1981, quando a estatística começou a ser feita.
Até então, segundo o biólogo Jorge Pegoraro, administrador do parque há oito anos, o maior índice de visitantes havia sido registrado em 2008, com 1.154.000 pessoas. Em 2009, passaram pelas cataratas 1.070.000 turistas. O incremento de visitantes em 2010 representa, segundo Pegoraro, um aumento de quase 20% com relação a 2009.
“Em 2009 tivemos o problema da nova gripe, que fez com que muita gente não viajasse para evitar proximidade com as fronteiras. Já em 2010, o ano foi muito bom para o turismo em Foz do Iguaçu. Tivemos muitos feriadosprolongados, que fizeram com que mais brasileiros viessem ao parque”, diz Pegoraro ao G1.
A vazão das águas das cataratas também contribuiu, segundo o biólogo, para o aumento nas visitações. “Neste ano não tivemos seca, e a vazão esteve sempre entre normal e acima da média. Isso também atrai turistas. Neste momento nossa vazão está entre 1.200 e 1.500 metros cúbicos por segundo, o que é considerado normal para essa época do ano”, afirma.
Dos turistas que visitam as Cataratas, cerca de 60% são estrangeiros e 40% são brasileiros. “Neste ano houve um incremento de brasileiros entre janeiro, julho e dezembro, que são meses de férias, mas a média anual permaneceu a mesma registrada em anos anteriores. É importante destacar que, dos visitantes estrangeiros, 50% vêm de países do Mercosul”, diz Pegoraro.

Expectativa e reformas – O aumento no número de visitantes e a expectativa para a Copa de 2014 já motivam novos planos e reformas para o Parque Nacional do Iguaçu, administrado pelo Instituto Chico Mendes. “Em 2011 vamos iniciar a recuperação asfáltica da BR-469, no interior do parque, e pretendemos começar a reforma da trilha das cataratas”, conta o biólogo, chefe do parque.
A reforma da trilha, que ainda tem degraus e rampas bastante íngremes, pretende garantir a acessibilidade do parque, para ampliar ainda mais a capacidade turística do local. A expectativa da administração do parque é receber, até 2014, 10% mais visitantes a cada ano. “Esperamos chegar em 2014 com mais de 1,5 milhão de visitantes.” (Fonte: G1) - AMBIENTE BRASIL
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br