Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de janeiro de 2011

MAIS UMA EXTRAVASÃO DA CALHA DO TIETÊ



Mais uma extravasão da calha do Tietê


O Tietê vazou de novo e mais uma vez se estabeleceu o caos urbano na região metropolitana.

Por que? Pelo simples fato de que a calha do rio não tem capacidade para as vazões que normalmente ocorrem nessa época do ano. Mais uma vez São Pedro está fora.

Em 1998 o Governo do Estado ciente de que as vazões de projeto da calha já eram 25% superiores à sua capacidade, já executada na sua 1ªfase (Edgard de Souza-Cebolão), 40% do total, e em início de execução da 2ªfase (Cebolão-Barragem da Penha), 60% do total decidiu:

Manter as dimensões da calha projetada para a 2ª fase, mesmo 25% superadas e resolver o problema com a construção de 134 piscinões.

Hoje, passados 12 anos foram construídos 44, faltam 90. Seguindo o raciocínio da decisão de 1998 fica evidente porque a calha extravasou ontem. Já extravasou 4 vezes no verão passado e vai continuar estravasando.

De 1998 para cá a incapacidade da calha se tornou evidentemente muito maior.

Além disso, após a inauguração da 2ª fase em 2005 a calha praticamente não foi desassoreada, situação que ainda se verifica.

Hoje, se a calha estivesse limpa a sua capacidade atenderia a precipitações com T=10 anos (risco de superação anual 10%). Assoreada como está o tempo de retorno é da ordem de apenas 5 anos (risco de superação anual 20%).

Provavelmente a calha continuará extravasando porque a construção dos outros 90 piscinões é inviável por absoluta falta de espaço e não se conhece nenhuma alternativa proposta pelo Governo do Estado.


Eng. Julio Cerqueira Cesar Neto
11 36669924 11 99137065

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Caro Sr,
    A mais ou menos 30 anos participei de um encontro do CREA-MG em Belo Horizonte sôbre o que fazer com a calha do Ribeirão Arrudas que insistia em transbordar.
    Como geólogo junior, muito pouco experiente na época,já pudia perceber que tudo que se discutia à época só serviria para fazer boi dormir e enriquecer empreiteiros e associados.
    É o que vemos hoje em BH e muito pior será.
    Tudo que li acima é muito semelhante e afianço, terá um mesmo resultado, qual seja, nenhum ou muito pouco.
    Gostaria de ter umas imformações que também valem para qualquer ocupação urbana do mundo.
    Qual a taxa de crescimento das impermeabilizações de aréas na região metropolitana de São Paulo capital ao longo dos últimos 30 anos?
    Quantos metros quadrados foram impermeabilizados na grande São Paulo desde o momento que o Sr. encerrou seu correto documento e eu encerro este meu comentário?
    Qual a diferença de tempo, a partir de uma mesma distância, que uma água de chuva levava 30 anos atrás para atingir a calha de um Tietê ou ou outro curso qualquer contra o tempo que leva atualmente?
    Qual a diferença de quantidade de água daquela que permeava o solo ou tomasse outros destinos que compôem o ciclo hidrológico e que agora caminham céleres para o rio?
    Quantos metros quadrados de vargens, brejos, pântanos e planícies de inundação foram urbanizados !?! sic na Grande São Paulo nos últimos 30 anos com incentivo financeiro criminoso por todas as instâncias governamentais?
    Conheces o conjunto habitacional do Jardim Pantanal ? Sabes quem lucrou? Sabes quem financiou? Sabes quem ficou com o prejuízo?
    Finalmente,gostaria de ser informado com detalhes onde temos no plano piloto executado de Brasília e da Barra da Tijuca RJ a localização
    de conjuntos habitacionais para cidadões de baixa renda.Olha que são projetos elaborados por grandes urbanistas?! sic.
    Eu te adianto. Venha conhecer a mega comunidade de Rio das Pedras, a triplicação da Rocinha e Vidigal e a periferia de Brasília, só como alguns exemplos.Todas as do RJ localizadas em área de grande risco natural e que agora causam grande dano social. Não por culpa de seus moradores,ressalto.
    Poderíamos muito mais comentar.
    Fico pela única solução que imagino resolver em 40 anos todas estas mazelas. Educação Fundamental de qualidade para todos. O resto é combustível para boi dormir e encher as burras de uma minoria.
    Desculpe-me por importuná-lo com esta minhas bobagens e indagações.
    É que estou muito triste com os últimos acontecimentos que vem ocorrendo em nosso país.
    Abs
    Otavio

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br