Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de janeiro de 2011

TEMPORAL DEIXA POPULAÇÃO DE CRUZEIRO (SP) SEM ÁGUA


Desde setembro fazemos apelos para as cidades se prepararem para enfrentar as chuvas

05/01/2011 

Temporal causa deslizamento e deixa população sem água no 

interior de SP

Cerca de 80% da população de Cruzeiro teve abastecimento prejudicado. 
Terra atingiu rio que abastece a cidade e chegou ao centro de captação.


O temporal provocou a interrupção do abastecimento de água de parte dos moradores de Cruzeiro, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. A chuva provocou um desmoronamento e a terra atingiu o Rio Batedor, que abastece a cidade e a estação de tratamento. Sessenta mil moradores estão sem água, quase 80% da população do município.
O problema foi provocado por um grande deslizamento de terra na Serra da Mantiqueira, provocado pelas chuvas dos últimos dias. A lama está indo direto para o Rio Batedor, que abastece Cruzeiro. A sujeira chega até o centro de captação e a dificuldade é tratar a água. “Essa lama, quando vem, cai no tanque e entope todos os filtros e a decantação. Então, a produção de água cai muito”, justifica Rafic Simão, presidente do Serviço de Água e Esgoto.
Com a queda na produção de água, 80% da cidade está com o abastecimento irregular. Na região central, os comerciantes já acumulam prejuízos. “A água do reservatório não dá para o período inteiro. Então, a gente optou por abrir só na parte da tarde”, afirma a comerciante Maria Fernanda Guaicuru. E a previsão não é boa. Serão necessários, no mínimo, 15 dias para normalizar a situação. Por isso, a dica é economizar.
G1 SÃO PAULO - GLOBO.COM
Globo Vídeos - Globo.Com
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br