Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de setembro de 2011

NATURATINS DISCUTE A FORMAÇÃO DO COMITÊ DO RIO FORMOSO (TO)





Naturatins discute gestão de bacias hidrográficas no Tocantins

Publicada em  por Melissa Decaria em Naturatins

Para debater estratégias acerca da formação do Comitê da Bacia Hidrográfica Rio Formoso, na última sexta-feira, 02, ocorreu no município de Lagoa da Confusão a primeira reunião entre os membros do comitê intermediada pelo Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins.
Por recomendação do presidente do Naturatins, Alexandre Tadeu, serão formados comitês para gerenciamento, monitoramento e proteção de cada uma das 30 bacias hidrográficas que existem no Tocantins, gerando assim um maior controle do uso das águas que abastecem os dois principais rios do Estado, o Rio Araguaia e Rio Tocantins.
Um dos pontos mais debatidos na reunião foi o planejamento de integrar a bacia hidrográfica de Pium e a bacia hidrográfica da Ilha do Bananal à bacia hidrográfica do Rio Formoso. De acordo Maria Gorett Braga, diretora de Controle de Uso dos Recursos Hídricos, a junção das bacias é possível devido à similaridade e à proximidade. “O benefício seria facilitar a coordenação dos trabalhos e intensificar a fiscalização do uso das águas dos afluentes do Rio Araguaia”, esclareceu a diretora frisando que para que aconteça efetivamente essa união é necessário um consenso entre os comitês de todas as bacias envolvidas.
As ações do comitê estão em fase inicial, já que não foi feita a eleição dos membros da diretoria, o que deverá ocorrer no mês de outubro. Somente após essa definição é que serão planejadas as ações, acompanhamento da execução e os instrumentos de tomadas de decisão que irão reger esse Comitê.
Ainda durante o evento, foi apresentado um levantamento da situação dos quatro rios que banham o município de Lagoa da Confusão, os rios Xavante, Urubu, Pium e Formoso, com a finalidade de avaliar o impacto do período da seca e do uso de suas águas para abastecer as plantações que estão ao longo de suas margens.
Esse trabalho também contou com um monitoramento das outorgas emitidas para o uso das águas na bacia hidrográfica Rio Formoso. Na análise foi constatado que o impacto da seca e do uso indiscriminado das águas fez com que em alguns pontos os rios estivessem completamente secos o que afeta diretamente a vazão do Rio Araguaia.
Sendo um evento de grande importância, estiveram presentes os representantes legais do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade – ICMBio, Universidade Federal do Tocantins – UFT, Fundação Nacional do Índio – FUNAI, assim como representantes da sociedade civil, produtores rurais e representantes do Naturatins.


Rio Formoso by ROBERTO FONSECA
Bacia Hidrográfica
Uma bacia hidrográfica é um curso de água e o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de água e seus afluentes que abastecem um rio de maior capacidade. A formação da bacia hidrográfica se dá através dos desníveis dos terrenos que orientam os cursos da água, sempre das áreas mais altas para as mais baixas.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br