Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de setembro de 2011

UMIDADE RELATIVA DO AR - SP PODERÁ ENTRAR HOJE EM ESTADO DE ALERTA

higrômetro é um instrumento usado para medir a umidade do ar.


Nesta segunda-feira, dia 05/set/11 toda a região sudeste do Brasil enfrenta o fenômeno climático do ar seco que além de provocar altas temperaturas deixa muito baixa a UMIDADE RELATIVA DO AR. 

Segundo a meteorologia a capital paulista chegará a 32 C, Campinas atingirá os 33 graus Celsius e Ribeirão Preto 38 C e o que mais preocupante, a capital dos paulistas terá sua umidade relativa do ar reduzida para 12%, já no ESTADO DE ALERTA.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera ideal índices em torno de 60%. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), no período da tarde a previsão é que a umidade atinja 12%. Quando a umidade do ar fica abaixo do normal, a Defesa Civil aconselha as pessoas a ingerirem mais líquido e evitarem atividades esportivas.

Mas, o que é umidade relativa do ar ?  Como é medida? Veja Abaixo...


(Prof. Jarmuth Andrade)


UMIDADE RELATIVA DO AR



umidade relativa  é a relação entre a pressão de vapor do ar (medida em pascal) e a pressão de vapor do ar obtida em condições de equilíbrio ou saturação sobre uma superfície de água líquida ou gelo. 
O valor da UR varia entre 0 e 1 para condições até a saturação (e acima de 1 para condições supersaturadas)de acordo com a temperatura. Convencionalmente também é denotada em porcentagem
Em outras palavras pode se dizer que umidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar (umidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura (ponto de saturação). Ela é um dos indicadores usados na meteorologia para se saber como o tempo se comportará (fazer previsões). 
Essa umidade presente no ar é decorrente de uma das fases do ciclo hidrológico, o processo de evaporação da água. O vapor de água sobe para a atmosfera e se acumula em forma de nuvens, mas uma parte passa a compor o ar que circula na atmosfera.



Problemas Decorrentes da Baixa Umidade do Ar

* Complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas;
   * Sangramento pelo nariz;
   * Ressecamento da pele;
   * Irritação dos olhos;
   * Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos;
   * Aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.


Cuidados a Serem Tomados


Entre 20 e 30% - Estado de Atenção

* Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas
   * Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.
   * Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.
   * Consumir água à vontade.


Entre 12 e 20% - Estado de Alerta

* Observar as recomendações do estado de atenção
   * Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas
   * Evitar aglomerações em ambientes fechados
   * Usar soro fisiológico para olhos e narinas


Abaixo de 12% - Estado de emergência

* Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta
   * Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc.
   * Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas etc entre 10 e 16 horas
   * Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.

Umidade do Ar e Transpiração

Humanos são sensíveis à umidade do ar porque o corpo humano usa evaporação do suor como o mecanismo mais importante para regular sua temperatura. Sob condições úmidas, a proporção em que a transpiração evapora na pele é menor do que seria em condições secas. Dado que o corpo humano percebe a proporção de transferência de calor para o ar, ao invés da temperatura do corpo mesma, sentimo-nos mais quentes quando a umidade relativa é maior.
Por exemplo, se a temperatura do ar é de 24 °C e a umidade relativa é de 0 porcento, então a temperatura do ar parece ser de 21 °C. Se a umidade relativa for de 100 porcento, na mesma temperatura, ela parece ser de 27 °C. Em outras palavras, se o ar estiver em 21 °C, e contiver vapor saturado de água, então o corpo humano se resfria à mesma taxa que teria se estivesse em 27 °C, com o ar seco.[2]

Referências


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br