Não é difícil saber porque isso acontece.
A RMSP está situada sobre um planalto com baixos declives e é talvez a área mais densamente ocupada no mundo. Ao longo do tempo essa ocupação foi feita de forma desordenada e desprovida de planejamento urbano.
'SPTV' ouve propostas dos candidatos à Prefeitura de São Paulo.
Do G1, com informações do SPTV
Alckmin disse que, quando foi governador, fez o rebaixamento da calha do rio Tietê "que acabou com as enchentes ali na marginal e ajudou toda a macrodrenagem da cidade".
"Agora como prefeito, vamos investir na bacia do Pirajussara, do Aricanduva, do Ipiranga, na Mooca e em pontos localizados de alagamento", disse. Segundo ele, é preciso fazer a limpeza das bocas de lobo, dos córregos, promover a educação ambiental, construir piscinões e parques que, segundo Alckmin, podem absorver mais água.
Para Ciro Moura, em breve as enchentes serão "o problema do momento".
"Tudo na vida tem que ter uma ação preventiva e aí, se for o caso, uma corretiva. Aqui não se previne nada. Não se limpa córregos, não [se] desentope bueiro. Aí, quando vem a chuva, [ocorre] só enchente, inundação e atinge quem? Atinge o povo mais humilde da cidade. Aí aparece lá o político no poder, contando um monte de história de que vai resolver tudo e não vai fazer nada. Eu vou mudar isso", prometeu.
Reichmann defendeu a construção de canaletas como uma solução "eficiente e econômica". Segundo ele, as canaletas fazem "a captura da enxurrada" e são cobertas por grelhas que levam água para as populações, que levam para os canais de escoamento".
Ele disse que também é necessário fazer a limpeza das canaletas, promover a educação ambiental "para que não se jogue lixo nesses escoadouros" e melhorar "a permeabilidade do pavimento e do calçamento da cidade, evitando que a água vire enxurrada".
Maluf disse que é preciso manter limpas as bombas dos túneis da cidade, manter dragados e limpos os Pinheiros e Tietê e construir "piscinões" que possam armazenar a água das chuvas.
"Armazenando a água da chuva, [ela] pode ser passada lentamente para as galerias eliminando as enchentes", afirmou.
O prefeito e candidato à reeleição, Gilberto Kassab (DEM), destacou que seu governo fez mais de 80 obras para melhorar o escoamento das águas pluviais.
"Criamos o centro de controle 24 horas para atendimento de emergência e enchentes, integrando ações do estado com a prefeitura. Demos descontos no IPTU para quem foi vítima de enchente. Os nossos 17 piscinões funcionam com capacidade plena, realizamos mais de 80 obras para melhorar o escoamento das águas pluviais. Na próxima gestão, São Paulo poderá chegar a 100 parques, melhorando a qualidade da nossa drenagem."
Para o candidato Ivan Valente (PSOL), a solução para as enchetes é dar habitação digna para todos que vivem em áreas de riscos.
"Todo o ano aumenta o sofrimento: mortes, perdas materiais e doenças graves para quem mora em beiras de rios, vales e várzeas. Nossa solução para isso é habitação digna para todos que vivem em áreas de riscos, fiscalização sobre os despejos de entulhos e lixo dentro dos rios e combate a especulação imobiliária e o uso predatório do solo."
OBS: A matéria não entrevistou a candidata Marta do PT. Fonte: G1 - Globo.com
Boa materia esta, que tal voce entrar neste site :
ResponderExcluirhttp://protogenescontraacorrupcao.ning.com/
ele é do delegado Protógenes Contra a Corrupção..
e publica lá esta materia do jeito que ela esta, pois além de ser muito boa serve pra mostrar as condições da cidade. O legal desse site ai é que vc pode postar a materia no ato, com fotos e tudo.....
aBçs
Robinson Dias