Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de outubro de 2008

CANDIDATOS A PREFEITO E AS ENCHENTES EM SÃO PAULO

Verdadeira "corredeira" em ladeira que liga o espigão da Av. Paulista com a Av. Brasil/ Várzea do Rio Pinheiros (SP Capital). Foto: O Estado de São Paulo

Enchente na Zona Leste de São Paulo. Foto: O Estado de São Paulo
Uma das grandes preocupações dos paulistanos ocorre exatamente neste período das chuvas (outubro a março) quando ocorrem as preocupantes enchentes cujas soluções se arrastam há décadas. O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), no seu Plano Diretor de Macrodrenagem da Bacia do Alto Tietê, tecnicamente, explica as causas:
"As inundações que acontecem na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) atingem toda a população, as indústrias e o comércio, provocando prejuízos incalculáveis do ponto de vista econômico e social.
Não é difícil saber porque isso acontece.
A RMSP está situada sobre um planalto com baixos declives e é talvez a área mais densamente ocupada no mundo. Ao longo do tempo essa ocupação foi feita de forma desordenada e desprovida de planejamento urbano.
O processo de urbanização que ocorreu a partir dos anos 60 trouxe como conseqüência a impermeabilização do solo; todo espaço retirado pela urbanização, antes destinado ao armazenamento natural das águas, ou seja, as várzeas dos cursos d'água, foram substituídas por novas áreas inundáveis.
Acrescenta-se a esse problema a prática de canalizações dos rios e córregos, muitas vezes de forma radical, alterando o comportamento das enchentes e não resolvendo o problema, uma vez que a cidade continua crescendo sem planejamento, exigindo cada vez mais medidas para disciplinar e conter as águas."
Vejamos o que os candidatos a Prefeito de São Paulo (2008) falam sobre esse grave problema:

Série de entrevistas com candidatos em SP aborda soluções para enchentes
'SPTV' ouve propostas dos candidatos à Prefeitura de São Paulo.
Série anterior abordou propostas dos candidatos para habitação.
Do G1, com informações do SPTV
Durante esta semana, candidatos à Prefeitura de São Paulo falam ao “SPTV”, da TV Globo, sobre soluções para as enchentes em São Paulo.

Alckmin disse que, quando foi governador, fez o rebaixamento da calha do rio Tietê "que acabou com as enchentes ali na marginal e ajudou toda a macrodrenagem da cidade".
"Agora como prefeito, vamos investir na bacia do Pirajussara, do Aricanduva, do Ipiranga, na Mooca e em pontos localizados de alagamento", disse. Segundo ele, é preciso fazer a limpeza das bocas de lobo, dos córregos, promover a educação ambiental, construir piscinões e parques que, segundo Alckmin, podem absorver mais água.

Para Ciro Moura, em breve as enchentes serão "o problema do momento".
"Tudo na vida tem que ter uma ação preventiva e aí, se for o caso, uma corretiva. Aqui não se previne nada. Não se limpa córregos, não [se] desentope bueiro. Aí, quando vem a chuva, [ocorre] só enchente, inundação e atinge quem? Atinge o povo mais humilde da cidade. Aí aparece lá o político no poder, contando um monte de história de que vai resolver tudo e não vai fazer nada. Eu vou mudar isso", prometeu.
Reichmann defendeu a construção de canaletas como uma solução "eficiente e econômica". Segundo ele, as canaletas fazem "a captura da enxurrada" e são cobertas por grelhas que levam água para as populações, que levam para os canais de escoamento".
Ele disse que também é necessário fazer a limpeza das canaletas, promover a educação ambiental "para que não se jogue lixo nesses escoadouros" e melhorar "a permeabilidade do pavimento e do calçamento da cidade, evitando que a água vire enxurrada".

Maluf disse que é preciso manter limpas as bombas dos túneis da cidade, manter dragados e limpos os Pinheiros e Tietê e construir "piscinões" que possam armazenar a água das chuvas.
"Armazenando a água da chuva, [ela] pode ser passada lentamente para as galerias eliminando as enchentes", afirmou.


O prefeito e candidato à reeleição, Gilberto Kassab (DEM), destacou que seu governo fez mais de 80 obras para melhorar o escoamento das águas pluviais.
"Criamos o centro de controle 24 horas para atendimento de emergência e enchentes, integrando ações do estado com a prefeitura. Demos descontos no IPTU para quem foi vítima de enchente. Os nossos 17 piscinões funcionam com capacidade plena, realizamos mais de 80 obras para melhorar o escoamento das águas pluviais. Na próxima gestão, São Paulo poderá chegar a 100 parques, melhorando a qualidade da nossa drenagem."

Para o candidato Ivan Valente (PSOL), a solução para as enchetes é dar habitação digna para todos que vivem em áreas de riscos.
"Todo o ano aumenta o sofrimento: mortes, perdas materiais e doenças graves para quem mora em beiras de rios, vales e várzeas. Nossa solução para isso é habitação digna para todos que vivem em áreas de riscos, fiscalização sobre os despejos de entulhos e lixo dentro dos rios e combate a especulação imobiliária e o uso predatório do solo."

OBS: A matéria não entrevistou a candidata Marta do PT. Fonte: G1 - Globo.com

Um comentário:

  1. Boa materia esta, que tal voce entrar neste site :

    http://protogenescontraacorrupcao.ning.com/

    ele é do delegado Protógenes Contra a Corrupção..

    e publica lá esta materia do jeito que ela esta, pois além de ser muito boa serve pra mostrar as condições da cidade. O legal desse site ai é que vc pode postar a materia no ato, com fotos e tudo.....

    aBçs


    Robinson Dias

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br