ÚLTIMA SEMANA PARA INSCRIÇÃO NO 7º BENCHMARKING AMBIENTAL BRASILEIRO
Ranking das melhores práticas de sustentabilidade
Vai até o dia 10 (sexta-feira) o prazo para inscrição no Benchmarking Ambiental Brasileiro deste ano, no site http://www.benchmarkingbrasil.com.br/
O programa, que está em sua sétima edição, é único no Brasil e constitui-se numa das ferramentas mais produtivas para empresas que buscam alcançar um padrão de excelência para as suas boas práticas.
Trata-se de um processo de avaliação de produtos, serviços ou processos de trabalho, feita de forma objetiva, sistematizada e contínua, que estabelece padrões de excelência, os benchmarks, capazes de servir como referenciais de qualidade entre as empresas.
A técnica é utilizada há muito tempo, no mundo, com o objetivo de aprimoramento da gestão empresarial e, agora, neste momento em que a gestão sustentável se torna um diferencial empresarial importante para o mercado, ela ganha força também na área socioambiental. No Brasil, a prática ainda é jovem.
O Benchmarking Ambiental Brasileiro foi criado em 2003, a partir de uma pesquisa realizada com cerca de 300 empresas de todo país. Quase 90% das organizações consultadas tinham interesse em participar de um programa desse tipo.O programa brasileiro foi concebido pela Mais Projetos, com metodologia própria, para identificar e compartilhar as melhores práticas de sustentabilidade no País.
Em sete edições, mais de cem empresas nacionais já se submeteram ao crivo benchmarking, gerando um banco de dados riquíssimo, de livre acesso, que vem contribuindo não só para a disseminação mas também para o aperfeiçoamento das boas práticas empresariais na área ambiental.
O Programa Benchmarking vem aperfeiçoando anualmente a sua metodologia com o objetivo de oferecer uma avaliação cada vez mais rigorosa e confiável. De acordo com a coordenadora do programa, Marilena Lino de Almeida Lavorato, cada edição do Benchmarking conta com um corpo de especialistas e técnicos diferentes. Até agora, os participantes do programa foram avalizados por 80 especialistas, de vários países.
Os cases apresentados são avaliados no anonimato. As empresas são reveladas apenas no anúncio dos resultados.Esses resultados geram um ranking que, apesar de não ser o objetivo direto da prática de benchmarking, é capaz de colocar empresas em destaque, como referencial para todo o mercado.
A Xérox é um exemplo clássico de sucesso na aplicação de práticas de benchmarking. A média de satisfação de clientes da empresa atingiu mais de 90%, em 1991. A Xérox ganhou diversos prêmios de qualidade e incentivou um grande número de empresas a adotarem o benchmarking, na década de 90. Claro que nem todas encabeçaram o ranking, mas a partir dos resultados elas passaram a ter subsídios objetivos para melhorar seu desempenho.
Os resultados do programa Benchmarking Ambiental Brasileiro é divulgado anualmente em setembro. Este ano, pela segunda vez, serão anunciados na Feira Internacional de Boas Práticas Sustentáveis, em um ambiente que certamente valorizará ainda mais os cases classificados.
Além disso, de acordo com Marilena, o programa será divulgado em publicações técnicas (Livro, Guia e Revista) e nos encontros técnicos e intercâmbios internacionais abertos, para fortalecer e incentivar a adoção das boas práticas.
Informações e Inscrições no site http://www.benchmarkingbrasil.com.br/
Ver Boletim Completo, click AQUI
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br