Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de novembro de 2009

COMITESINOS (RS) REALIZA OFICINA PARA ENSINAR A BUSCAR RECURSOS NO FNMA

Oficina ensina a buscar recursos junto
ao Fundo Nacional do Meio Ambiente

A rotina do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) para inscrição de projetos de ações de educação ambiental será o tema de uma oficina na próxima quarta-feira,dia 11/11, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). As inscrições terminam na segunda-feira, e devem ser feitas pelo endereço eletrônico cmtsinos@unisinos.br. O público alvo são os promotores da educação ambiental da Bacia do Sinos. A oficina começa às 8h30 e o encerramento será às 17 horas.

A promoção é do Programa Permanente de Educação Ambiental (PPEA) do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), com apoio da universidade. Na inscrição, o interessado deve informar nome, entidade/município que representa e telefone para contato. O pré-requisito é que o aluno tenha um projeto de educação ambiental elaborado no formato básico exigido pelo FNMA (o manual está no endereço www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=1).

SUPORTE

Conforme coordenadora do PPEA, Viviane Nabinger, a intenção é ajudar os educadores a enquadrar seus projetos ao edital do Fundo Nacional. “A turma aprendeu no final do ano passado a elaborar um bom projeto, mas cada entidade de fomento tem características próprias em seus editais. Para se conseguir algum recurso para as iniciativas, é preciso estar atento a essas sutilezas”, ressalta.

Esta será a primeira oficina temática do Núcleo Integrado de Projetos (NIP). O NIP foi criado dentro do PPEA no final de outubro, justamente para apoiar os educadores da região na busca de recursos e na execução de seus projetos.

Na parte da manhã, a aula vai abordar a contextualização da proposta da oficina, o fomento a projetos pelo FNMA, o cadastramento de entidades no Sistema de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv) e as regras do FNMA (contrapartida, entidades proponentes, itens financiáveis e outros aspectos). A parte da tarde será para apresentação do NIP e o envio de propostas de projetos ao FNMA pelo sistema FaçaProjeto (atividade prática).

Para a imprensa
Outras informações:
Castor Becker Júnior - Asses de imprensa - (51) 9826-3226
Viviane Nabinger - Coordenadora do PPEA - (51) 9806-2627

COMITESINOS
Ramal Interno: 5508
Fone Externo: 51 3590.8508
Site: http://www.comitesinos.com.br/


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br