Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de novembro de 2009

GEÓLOGO ÁLVARO DOS SANTOS LANÇA NOVO LIVRO: "GEOLOGIA DA ENGENHARIA"



Lançada a 2ª edição do livro GEOLOGIA DE ENGENHARIA: CONCEITOS, MÉTODO E PRÁTICA”, do geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos.

Nesse último dia 28 de outubro a ABGE – Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental e a editora O Nome da Rosa promoveram no IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas o lançamento da 2ª edição atualizada e ampliada do livro GEOLOGIA DE ENGENHARIA: CONCEITOS, MÉTODO E PRÁTICA, do Geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos

Sobre o livro
Ainda que a Engenharia, e as ações humanas no planeta de uma forma geral, nem sempre os usem devidamente, não resta a mínima dúvida de que os conhecimentos geológicos são indispensáveis para o sucesso técnico e econômico dos mais variados tipos de empreendimentos de engenharia, como para a própria sustentabilidade da vida humana.

Cabe à Geologia de Engenharia, a geociência aplicada responsável pela interface tecnológica entre o homem e o planeta, produzir e tratar esses conhecimentos de forma que eles sejam compreendidos e assimilados nos projetos e planos de obra da engenharia.

Para o êxito dessa essencial ação técnica é indispensável que o geólogo de engenharia se apóie sempre nos conceitos básicos de sua especialidade profissional e em um método de trabalho que lhe garanta a excelência dos resultados buscados.

Está justamente nessa esfera conceitual e metodológica o objetivo principal desse livro: reforçar a essencialidade, para o bom exercício da GE, de seu entendimento e assunção enquanto uma Geociência Aplicada, ou seja, de sua umbilical vinculação ao universo científico da Geologia, assim como da observância de um explícito método de trabalho.

Em suma, esse livro cuida especialmente da atitude científica e profissional do geólogo de engenharia diante dos problemas práticos que lhe são colocados no exercício de sua atividade profissional.

Dentro desse propósito, o Capítulo I estabelece uma proposta de fundamentação conceitual e metodológica para a GE brasileira, e o Capítulo II apresenta uma coleção ilustrada de 26 casos brasileiros reais de aplicação, todos expostos segundo a seqüência metodológica proposta no capítulo anterior.

Profissionais e estudantes de Geologia, Engenharia, Arquitetura e outras ciências aplicadas afins certamente encontrarão nesse livro informações e conhecimentos que muito lhes serão úteis para sua formação técnico-científica e para o exercício virtuoso de suas profissões.


Formas de aquisição
Os interessados poderão adquirir o livro nas livrarias, na ABGE (abge@ipt.br) ou com o próprio autor (santosalvaro@uol.com.br)

Parabéns ao nosso colaborador e Consultor Voluntário de assuntos geológicos, pelo lançamento de mais um importante livro!

Geologo Álvaro Rodrigues dos Santos
E-mail: (santosalvaro@uol.com.br)
Ex-Diretor de Planejamento e Gestão do IPT e Ex-Diretor da Divisão de Geologia
Titulação: Pesquisador V Sênior pelo IPT
Autor dos livros “Geologia de Engenharia: Conceitos, Método e Prática”, “A Grande Barreira da Serra do Mar”, “Cubatão” e “Diálogos Geológicos”
Consultor em Geologia de Engenharia, Geotecnia e Meio Ambiente


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br