Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de novembro de 2009

INDÍGENAS SERÃO CAPACITADOS PARA INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE SISTEMAS SOLARES NA AMAZÔNIA


Comunidades indígenas do Xingu buscam fontes alternativas de energia

ISA - 04/11/2009

Curso no Posto Indígena Diauarum vai capacitar indígenas na instalação e manutenção de sistemas solares no Parque Indígena do Xingu e Terra Indígena Panará.

Em meio às discussões e debates sobre os impactos que a construção da usina de Belo Monte trará aos que vivem naquela região do Rio Xingu, no Pará, as comunidades indígenas do Parque Indígena do Xingu (PIX) e TI Panará, em Mato Grosso, estão sendo pressionadas a aceitar a rede de energia elétrica proveniente de linhas de alta tensão. Por isso, os índios do parque decidiram buscar fontes de energia alternativa para atender às suas demandas. A primeira ação nessa direção é a participação deles em um curso de capacitação para a instalação e manutenção de sistemas solares que está acontecendo desde o dia 31 de outubro e termina nesta quinta-feira, 5 de novembro, no Posto Indígena Diauarum, no PIX.

Promovido pelo ISA em parceria com a Ajuda da Igreja da Noruega (AIN) participam do curso representantes dos povos Panará, Kawaiwete, Kisêdjê, Ikpeng e Yudja. A iniciativa equipará duas associações indígenas e duas escolas indígenas com sistema solar e a perspectiva para 2010 é ampliar a rede de equipamentos e aprimorar os conhecimentos dos índios em relação a esses sistemas de energia, com a realização de novos cursos. Também estão previstos investimentos em estudos sobre novas formas de iluminação para os prédios das unidades básicas de Saúde, escolas e associações e ainda levantamentos do potencial de produção de óleo de macaúba e tucum para alimentar os geradores, hoje movidos a diesel.

ISA, Leticia de Soares Camargo.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br