Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de novembro de 2009

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL EM ALAGOAS RECOMENDA O CANCELAMENTO DE TODAS AS LICENÇAS AMBIENTAIS PARA CRIAÇÃO DE CAMARÃO EM CATIVEIRO


APA Costa dos Corais: MPF/AL recomenda cancelamento de licenças para criação de camarão

Com base em norma do Ministério do Meio Ambiente, medida visa à prevenção de danos ambientais

O Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) recomendou ao Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) que providencie o cancelamento de todas as licenças ambientais concedidas a empreendimentos de criação de camarão em cativeiro (carcinicultura) na região da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais. A concessão de novas licenças também deve ser evitada, sob pena de serem adotadas medidas judiciais pelo MPF, segundo recomendação expedida dia 22 de outubro.

Originada de procedimento administrativo que apurou a existência da atividade de carcinicultura na região, a recomendação menciona duas fazendas identificadas no processo: Boca do Rio, em Maragogi, e São Brás, na Barra de Santo Antônio – ambas no litoral norte do estado. “A atividade de carcinicultura é potencialmente poluidora das águas subterrâneas onde é implantada, além de acarretar risco de contaminação do plâncton – alimento das espécies que habitam a unidade”, afirma a procuradora da República Niedja Kaspary, autora da recomendação.

O principal objetivo da recomendação é fazer cumprir a Instrução Normativa nº 3, de abril de 2008, do Ministério do Meio Ambiente, que suspende as concessões de anuência e autorizações para instalação de novos empreendimentos ou atividades de carcinicultura nas unidades de conservação federais até que o empreendimento ou atividade esteja expressamente previsto no respectivo plano de manejo. Segundo a norma, empreendimentos ou atividades já licenciadas dentro de unidades de conservação terão que retirar as instalações e recuperar áreas em prazo a ser definido pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

Além disso, afirma a procuradora, deliberações das Conferências Nacionais do Meio Ambiente orientam a proibição a empreendimentos de carcinicultura em unidades de conservação costeiras e marinhas a fim de evitar a destruição dos manguezais e das restingas e a poluição dos estuários. “A carcinicultura é sem dúvida uma atividade nociva ao meio ambiente, devido ao desmatamento dos mangues e à grande quantidade de efluentes lançada na água, além do risco de introdução de espécies exóticas predadoras causando desequilíbrio ambiental”, salienta Kaspary.

Costa dos Corais – Criada há 12 anos, a APA Costa dos Corais é a unidade de conservação federal localizada entre Maceió e o município pernambucano de Rio Formoso. Sua principal missão é garantir a conservação dos recifes do coral e de arenito, sua fauna e flora, manter a integridade do hábitat e proteger os manguezais em toda a sua extensão, situados ao logo das desembocaduras dos rios. “Os mangues da região da APA Costa dos Corais são o berçário para as espécies que habitam os recifes de litoral norte. Muitas espécimes de peixes passam sua fase juvenil nos mangues antes de migrar para os recifes”, conclui a procuradora, em sua recomendação.

O IMA terá dez dias, contados a partir do recebimento da recomendação, para manifestar-se sobre o acatamento ou não da recomendação, bem como suas respectivas razões. Embora o atendimento à recomendação não seja obrigatório, o descumprimento da mesma pode acarretar ações judiciais movidas pelo MPF.

* Informe da Procuradoria da República em Alagoas, publicado pelo EcoDebate, 04/11/2009

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br