Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de novembro de 2009

"QUALIDADE DE VIDA PARA TODOS" - MOVIMENTO REVIVA O RIO ATIBAIA - CAMPINAS (SP)

Qualidade de vida é tema do Reviva o Rio Atibaia

Água Online - Revista Digital da Água - Ed. 455



Cuidados com a Saúde, trabalhos de restauração de nascentes que abastecem o Rio Atibaia e sede própria do Conselho Gestor da APA Campinas, foram os destaques no último domingo, no distrito de Sousas.


Com o tema “Qualidade De Vida Para Todos”, a 12ª Edição do Reviva o Rio Atibaia que aconteceu no último domingo, dia 08 de novembro, reuniu cerca de 3.000 pessoas na praça Beira Rio em Sousas, distrito de Campinas. O movimento ambientalista que acontece há 12 anos e se traduz em uma das ações de preservação e conscientização mais antigas do Estado de S. Paulo, trouxe este ano a correlação entre Saúde e Meio Ambiente, como temas essenciais para obter melhor qualidade de vida em toda a Comunidade.


“Preservar o meio ambiente depende de atitudes individuais e de ações coletivas. O estímulo ao cuidado com a saúde dos indivíduos se estende ao cuidado das pessoas próximas e ao cuidado com o ambiente. Este ano procuramos demonstrar o impacto positivo da preservação ambiental, principalmente da Área de Proteção Ambiental – APA, na qualidade de vida da população da Região Metropolitana de Campinas (RMC)”, explica o engenheiro José Carlos Perdigão, da Jaguatibaia Associação de Proteção Ambiental, que juntamente com a Associação de Remo de Sousas e o laboratório farmacêutico Merck Sharp & Dohme, promovem o Reviva o Rio Atibaia, desde 1997.

“Cuidar de si mesmo e do meio ambiente”

Os cuidados com a saúde ganharam atenção especial no Espaço Saúde e Qualidade de Vida. Médicos voluntários, o endocrinologista Marcelo Peralta, o cardiologista Gustavo Vieira e a clínica geral Ruth Peralta, fizeram exames gratuitos na população, medindo a taxa de glicemia, que identifica a tendência ao diabetes, pressão arterial e análise do IMC – Índice de Massa Corpórea. Após cada resultado os médicos orientavam sobre como proceder a partir daí e aconselhavam sobre os aspectos da alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos, atitudes essenciais para uma vida saudável. Ao todo, 600 pessoas foram atendidas, sendo que 400 também fizeram teste de glicemia.

Restaurando as nascentes do Rio Atibaia – 220 mil mudas plantadas

A edição 2009 do Reviva o Rio Atibaia apresentou os resultados dos trabalhos de restauração florestal realizados durante o primeiro ano de existência do Viveiro Comunitário SOS Mata Atlântica/Centro Jaguatibaia de Educação Ambiental e Restauração Florestal, que atingiu a marca de 220 mil mudas já plantadas prioritariamente em Áreas de Proteção Permanente (APP) da região leste do município de Campinas. O objetivo do Viveiro é contribuir para restaurar as nascentes e matas ciliares dos corpos d’água, primeiramente na APA de Campinas, para depois se estender para toda bacia do Rio Atibaia. O desenvolvimento das mudas plantadas pela Jaguatibaia contribuirá com abrigo e alimento para a fauna silvestre e a manutenção da biodiversidade. Também permitirá a revitalização das nascentes hoje consideradas “mortas”, beneficiando toda a população da região, não só com o aumento da disponibilidade hídrica, mas também com o “seqüestro de carbono” através da fixação do CO2 da atmosfera na biomassa (folhas, ramos, troncos e raízes), das mudas em crescimento.

Além do trabalho de restauração florestal, a distribuição de mudas para a população, como um incentivo à preservação ambiental atingiu na edição 2009 duas mil mudas de espécies nativas, totalizando nas 12 edições do Reviva o Rio Atibaia mais de 23 mil mudas distribuídas.

500 crianças e adolescentes participaram de atividades educativas

Tem alguma coisa errada aí? Perguntava o cientista Dr. Gota, com uma grande lupa na mão, observando uma menina ‘sapeca’ escovar os dentes com a torneira da pia aberta. A platéia formada por crianças, adolescentes, adultos e também pessoas da “melhor idade” respondiam, animadas: sim, desperdício! De uma maneira lúdica, divertida e interativa, a peça teatral Dr. Gota contra o Desperdício foi o ponto alto da programação infantil do Reviva o Rio Atibaia 2009. Encenada pela Cia Buscar Arte, abordou situações cotidianas do desperdício da água, ensinando como evitá-las, ajudando assim a preservar nosso planeta.

O personagem Peixoto, o Guardião do Atibaia, e seu fiel escudeiro, Cascudinho, também apareceram na praça para brincar com as crianças e levar mensagens sobre a importância da preservação do Rio Atibaia e da APA. A dupla também foi tema da ilustração na oficina de pintura da tenda Arte na Praça, local de diversas brincadeiras educativas sobre reciclagem e coleta seletiva.

Projetos ambientais desenvolvidos por alunos das escolas locais, públicas e privadas, Colégio Vertical, Iluminare, Couto de Barros e Tomas Alves, entre outros, também fizeram parte da programação de exposições.

Barqueata: Pets, colchão e até televisão

Cerca de 20 barcos a remo e caiaques, coordenados por 40 integrantes da Associação de Remo de Sousas, trabalharam duro na limpeza simbólica do Rio Atibaia, retirando amostras do lixo que ainda é jogado em suas águas. Garrafas Pet, colchão e até uma televisão foram encontrados nas margens do rio. O lixo foi exposto em praça pública, ao lado de placa informativa sobre os períodos de decomposição dos diversos materiais.

O rio Atibaia abastece nove entre 10 residências de Campinas e por ser o principal formador da Bacia do Piracicaba, torna-se vital também para o abastecimento de cerca de 6 milhões de habitantes em 60 cidades, na terceira maior região industrializada do Brasil. O Atibaia foi decisivo para a instalação da Merck Sharp & Dohme no distrito de Sousas, na década de 1950. Esta ligação com o rio e com o distrito de Sousas foi um dos fatores que levou a empresa a se engajar no projeto.


Fonte: Revista Digital Água Online - Jornalista Cecy Oliveira
Porto Alegre - RS



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br