Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de novembro de 2009

SEMINÁRIO SOBRE OS GRANDES PROJETOS DE ENERGIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS - CERRO NEGRO (SC)


O Sindicato de Eletricitários de Santa Catarina Sinergia, Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB e Amigos da Terra Brasil estão realizando um Seminário sobre os Grandes Projetos de Energia e suas conseqüências no RS e SC, que acontecerá na Comunidade Araçá, em Cerro Negro / Santa Catarina, nos dias 18 e 19 de novembro de 2009.

Além de discutir a questão dos grandes projetos nos dois estados, o Seminário visa compartilhar experiências de resistência e organização das comunidades atingidas (barragens, mineração, desastres ambientais, monocultivos, agroindústria etc) e contruir propostas conjuntas.

Estamos enviando o convite em anexo e, caso haja interesse de sua parte em participar, podemos conversar com mais detalhes.

Sigval Schaitel

Diretoria Colegiada do Sinergia
48 3879-3011 / 48 8829-5929

Participe do Seminário sobre os Grandes Projetos de Energia e suas consequências no RS e SC


Objetivo é discutir os grandes projetos do capital na Comunidade Araçá (barragens, mineração, celulose, PCHs, trilho de trem, desastres ambientais e climáticos) e analisar suas consequências. A perspectiva é construir um Projeto Popular de Desenvolvimento.



Por Redação da EcoAgência

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis e Região (Sinergia) e a ONG Amigos da Terra Brasil convidam para o Seminário sobre os Grandes Projetos de Energia e suas conseqüências no RS e SC a ser realizado na Comunidade Araçá, em Cerro Negro / SC, nos dias 18 e 19 de novembro de 2009.

Os principais objetivos são discutir os grandes projetos do capital nesta região (barragens, mineração, celulose, PCHs, trilho de trem, desastres ambientais e climáticos), fazer a análise de suas consequências e socializar as informações entre os atingidos por esses projetos. A perspectiva é de construir um Projeto Popular de Desenvolvimento.
O local será organizado em forma de Acampamento na Comunidade Araçá, que está ameaçada pela construção da barragem Garibaldi. Segundo os organizadores, as pessoas e entidades que desejarem pernoitar nas famílias da comunidade, devem confirmar até o dia 10 de novembro, pelo correio eletrônico mab_sul@mabnacional.org.br ou contato@sinergia.org.br; ou ainda por telefone, nos números indicados abaixo.
PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO
Dia 18
9:00 – Abertura
10:00 – Análise do Momento, Crise, Cenário e Perspectivas
14:00 – UHEs e PCHs no RS e SC: Desenvolvimento para que e para quem?
16:00 – A atuação do BNDES na construção dos grandes projetos
Dia 19
8:30 – Política Social e Ambiental para Tratamento às Populações Atingidas
10:00 – Experiências de Organização e Lutas dos Atingidos
14:00 – Desafios e Perspectivas de Lutas
16:00 – Encerramento
Telefones para contato:
Secretaria do MAB: 54 3522-1857
Rosana: 49 8852-4256
Sinergia: 48 3879-3011 / 48 8829-5929
Amigos da Terra (Lucia): 51 3332 8884

FONTE: ECOAGÊNCIA NOTÍCIAS AMBIENTAIS

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br