Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de dezembro de 2009

CHEGOU O VERÃO E COM ELE O PERIGO DAS RADIAÇÕES ULTRAVIOLETA (UV)

Sol: Previna-se - Por Cyro Watari

SOL: Previna-se
(por Cyro Watari)

O verão chegou e para os amantes de atividades ao ar livre nada melhor que aproveitar um lindo dia de Sol.
Mas cuidado, por trás desta beleza se esconde um grande perigo, a Radiação Ultravioleta (UV).

Em pequenas quantidades, a radiação UV é benéfica à saúde e possui papel essencial na produção de vitamina D. Mas a exposição excessiva causa uma variedade de problemas de saúde como lesões nos olhos, envelhecimento precoce, redução na defesa do organismo, câncer de pele, podendo levar a morte em casos extremos.

Para evitar todos esses problemas o melhor é proteger-se, não apenas durante o verão ou na praia, mas em qualquer estação do ano ou temperatura.

De acordo com a atividade praticada, existem várias maneiras de nos proteger contra o sol.

Um protetor solar com fator 30 para o corpo e no rosto um específico a base de gel ou isento de óleo, indicado para peles mistas ou oleosas. Não se esquecendo de reaplicar a cada 2 horas e também nas partes mais sensíveis, como orelhas, planta dos pés, pescoço e nuca.

Para a cabeça um chapéu, boné, bandana ou o próprio capacete. Em esportes aquáticos como surf ou windsurf, já existe no mercado boné com tiras para se prender e protetor solar específico para o couro cabeludo.

Para os olhos, nada melhor que um óculo de lentes boas e que protejam também a lateral.

Para o corpo, além do protetor solar, camisetas e calça, sendo uma boa opção a calça bermuda (já existe no mercado roupas de tecidos que bloqueiam os raios UV). Para os esportes aquáticos (surf, windsurf, rafting, mergulho livre, entre outros) uma camiseta de lycra e para o rosto (exceto mergulho livre), recomendo o uso de creme para assadura (Hipoglós).

Atenção redobrada em atividades na neve ou dunas de areia branca, pois o sol reflete potencializando sua ação.

Crianças necessitam de cuidados de proteção maiores, pois têm a pele mais sensível e realizam mais atividades ao ar livre. Por serem jovens, têm mais tempo de vida para desenvolverem os efeitos nocivos e não têm consciência do risco a que estão expostos.

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde – OMS, cerca de 80% do Sol que uma pessoa se expõe durante a vida ocorre antes dos 20 anos de idade.

A prevenção é o melhor remédio, abaixo alguns mitos e verdades (clique e veja)

Fonte: Cyro Watari - Portal São José dos Campos


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Cleviston Alves de Santana01 maio, 2010 12:27

    O ser humano deve conscientizar-se de que a natureza sobrevive sem ele,e o homem sendo parte da natureza,tem o dever de ser ecologicamente correto na utilização dos bens renováveis da natureza, pois é fato, muitas reservas se encontram em estado de escassez e dessa maneira será impossível sua perpetuação, sendo o mesmo totalmente dependente da natureza como um todo.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br