Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de dezembro de 2009

IBAMA CONTINUA APREENDENDO PESCADO EM PLENO DEFESO E APLICANDO PESADAS MULTAS


Embarcação burla defeso em Icapuí/CE e é apreendida

Na manhã desta quinta-feira (3), fiscais do Ibama, juntamente com policiais da Companhia de Policia Ambiental, a bordo da lancha Macuco Aventura III, apreenderam um barco pescando com compressor nas águas de Icapuí em pleno período de defeso da lagosta.

O defeso teve início no dia 1º de dezembro. Esta é uma região de conflitos entre pescadores e o Ibama tem intensificado a fiscalização na área. Foram encontrados apenas cinco quilos de lagosta, pois os infratores estavam ainda no início de suas atividades. Dois pescadores e o mestre foram conduzidos à Policia Federal e responderão a inquérito policial e multa de R$ 15 mil. A embarcação foi conduzida ao cais do porto do Mucuripe, em Fortaleza, onde já se encontram mais outras quatro apreendidas pelo Ibama. (Fonte: Ibama)

Ibama apreende 3,5 toneladas de pirarucu salgado no início do defeso da espécie, no Pará

O Ibama apreendeu 3,5 toneladas de pirarucu salgado na terça-feira (1º) num depósito em Marituba, a 20 Km de Belém, no Pará. O peixe, que faz parte da lista de espécies ameaçadas pela sobrepesca, estava abaixo do tamanho mínimo permitido por lei. O dono da carga, doada a entidades sociais na região, foi multado em R$ 75 mil.

Coincidentemente, a apreensão aconteceu no dia em que começa o período de proteção à reprodução do pirarucu, que vai de 1° de dezembro a 31 de maio em toda a Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas.

“É fundamental que o pirarucu não seja pescado no defeso para garantir o ciclo reprodutivo da espécie, que vai desovar e cuidar dos filhotes nesta época”, explica o chefe da Divisão de Fauna e Pesca do Ibama no Pará, Alex Lacerda.

O tamanho mínimo permitido para a comercialização do pirarucu pescado antes de 1° de dezembro, cujos estoques foram declarados até hoje (2) ao Ibama, é de 1,50 m para o peixe fresco e 1,10 m para a manta salgada. “Pesquisas mostraram que este é o tamanho médio da primeira reprodução. Ou seja, quem pesca um peixe menor, impede sua desova e sobrevivência na natureza”, acrescenta Lacerda. (Fonte: Ibama)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br