Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de dezembro de 2009

"O RIO XINGU PODE VIRAR UM RIO DE SANGUE", DIZ AMEAÇA DOS POVOS INDÍGENAS AO PRESIDENTE LULA

Índios do Xingu - foto Raul Telles do Valle - ISA


Índios avisam que vão resistir fortemente à usina de Belo Monte

08/12/2009

Em uma carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a três ministros, ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e outras autoridades, povos indígenas que serão afetados pela construção da usina hidrelétrica de Belo Monte deixaram clara sua disposição de resistir à obra. O texto é bastante duro. "O rio Xingu pode virar um rio de sangue", afirmam, acrescentando que será de "de total responsabilidade deste governo e de seus representantes, como também da Justiça, o que virá a acontecer com os executores dessa obra, com os trabalhadores e os povos indígenas".

O documento, distribuído pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), é assinado pelos índios caiapós, xipaias, jurunas e araras, da região do Xingu, e também por ianomamis e guaranis. A carta reclama da falta de diálogo e diz que as comunidades indígenas não foram devidamente ouvidas sobre os impactos da usina.

A manifestação indígena tem levantado temores na região do Xingu onde poderá ser feita a obra - que ainda não teve sua licença prévia liberada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). João Pacheco de Oliveira, coordenador da Comissão de Assuntos Indígenas (CAI) da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), divulgou um parecer sobre a obra de Belo Monte em que conclui que "cabe alertar a opinião pública e as autoridades máximas do governo brasileiro para a precipitação com que tem sido conduzida a aprovação do projeto, dentro de uma estratégia equívoca e sem atenção aos dispositivos legais. A prosseguir assim, se estará configurando uma situação social explosiva e de difícil controle, podendo acarretar consequências ecológicas e culturais nefastas e irreversíveis."

Luís Xipaia, um dos líderes da resistência indígena, acredita que a carta enviada às autoridades, assim como as anteriores, não terá resposta. Xipaia esteve presente em reuniões dos representantes com Ministério Público e do Ibama, no Senado, em Brasília. "Se o governo não recua, também não recuaremos", diz. "Não é só agressividade, mas um alerta de que já fizemos todo o possível até este ponto."

Os índios decidiram enviar suas reclamações à Organização Internacional do Trabalho (OIT), diz Xipaia. Os índios alegam que as quatro audiências públicas realizadas na região não cumpriram uma disposição da convenção 169, da OIT, que trata de povos indígenas e da qual o Brasil é signatário. Oliveira, da ABA, destaca que a convenção prevê "que as populações afetadas sejam adequadamente informadas sobre o empreendimento e todas as suas consequências, exigindo-se que sejam antecipadamente consultadas segundo procedimentos legítimos e probos".

Fonte: Valor Econômico/Diário da Amazônia

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Nao queremos esta barragem no RIO XINGU.O governo tinha que ter feito uma eleicao em todos os estados brasileiros e na cultura indigena para ver a resposta do povo.Estamos sendo obrigados o governo ja decidiu por nos e a justica o povo brasileiro e a cultura indigena e so para servir.Estou com o meu coracao partido.O cacique Raoni caiapo falou nao aceito e nao vou aceitar eu tambem estou do lado da cultura indigena que falta de democracia isto foi feito mexeu com a alma do povo brasileiro e isto e muito grande estou muito triste co esta atitude do governo.Amiga do Brasil orkut!

    ResponderExcluir
  2. vamos.respeitar.o.espaco.ea.sobrevivencia.dos.indios.afinal.eles.sao.os.dono.da.quelas.teras

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br