Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de dezembro de 2009

ONG UZINA ECO ARTE COBRA DESPOLUIÇÃO DAS LAGOAS DA BARRA E DE JACAREPAGUÁ, NO RJ

Lagoas de Jacarapaguá - RJ

Lagoas da Barra e de Jacarepaguá estão com alto nível de poluição


Mau cheiro, despejo de esgoto, lixo nas margens. “Tem dia que a água está bem poluída e a gente não vem pescar”, disse um pescador.

2571Há muita sujeira nas lagoas da Baixada de Jacarepaguá. A bacia hidrográfica da região é formada pelas lagoas de Jacarepaguá, de Marapendi, da Tijuca, do Camorim e da Lagoinha. É uma área de 16 quilômetros quadrados que, hoje, recebe o esgoto sem tratamento de 1 milhão de pessoas. Um despejo de cinco toneladas de sujeira por segundo.

A cor verde das lagoas é causada por um microorganismo perigoso, a cianobactéria, que, normalmente, só aparecia no verão por causa do calor. Mas, agora, com o aumento da poluição, pode ser encontrada na água o ano inteiro.

O Ambientalista Marcio Luiz – Vice Presidente da Associação Sócio Cultural UZINA ECO ARTE tem a convicção que a Politica de Despoluição e Recuperação das Lagoas da Barra e Jacarepaguá tem que ser Politicas de Estado e ser monitoradas pela Sociedade Civil e o Legislativo permamentemente.

“Toda fauna associada a essas lagoas, principalmente em Jacarepaguá, no Camorim e na Tijuca, está contaminada. Então, uma pessoa que venha se alimentar do único peixe que, praticamente, existe nas lagoas, que é a tilápia, essa pessoa, potencialmente, poderá estar comendo também a microcistina, fazendo mal ao próprio fígado”, afirmou o biólogo Mário Moscatelli em recente entrevista para o RJ TV

No mês de Junho de 2009, foi a inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto da Barra da Tijuca. Ao todo, 1,4 mil toneladas de esgoto são tratadas por segundo, o que corresponde a 60% da capacidade total.

Mas a rede de esgoto só está conectada a metade das casas, condomínios e comércios da região. A previsão da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) é de que o sistema só atinja a capacidade máxima daqui a dois anos. Mas, ainda segundo a empresa, a melhoria no meio ambiente ainda deve demorar mais alguns anos.

O Ambientalista Marcio Luiz espera que com a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Pan Americanos de 2016 as Lagoas da Barra e Jacarepaguá sejam de fato e de verdade despoluídas,

A Ong UZINA ECO ARTE cobra das Autoridades Públicas a implementação de um Espaço Cultural das Águas nas Lagoas da região com um Centro de Monitoramento e Educação Ambiental.

Em diversos debates Ecologicos realizados nas Escolas Públicas da Região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá como o Colégio Estadual Brigadeiro Shorcht a Ong UZINA ECO ARTE vem cobrando das Autoridades Públicas a Despoluição das nossas Lagoas

Atenciosamente,

Ambientalista e Ex Lider Estudantil Marcio Luiz
Vice Presidente da Associação Sócio Cultural UZINA ECO ARTE
Tel: 021 8282 2321


Fonte:
Marcio Luiz dos Santos Pereira .

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. eu não vejo quase nen uma melhora nen uma ,coesso muinto bem a pobre lagoa de jacarepagua ,e posso afirma que ão vejo nen uma estacão di tratamento en fucionamento so fica di mostra mais trata esgoto não vejo.parece que as auturidade não estaõ nen ai com o meio abiente q pede socorro acada segundo e ninguém faiz nada; e só deperdiço e nada e feito ;depós nós vamos paga por tudo isso e uma pena :

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br