Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de dezembro de 2009

PROJETO MUNICÍPIO VERDE AZUL EM SÃO PAULO


RANKING DO PROJETO MUNICÍPIO VERDE AZUL
SERÁ DIVULGADO EM DEZEMBRO


A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo levará novidades na divulgação do novo ranking ambiental dos municípios paulista do Projeto Município Verde Azul. Entre elas estão quatro novas premiações ambientais: melhor ciclovia, melhor programa de coleta seletiva, parceria verde - voltada para empresas que firmaram parcerias com os municípios em prol do meio ambiente local, e iniciativa verde - para o morador que adotou atitudes ambientalmente corretas em benefício à sua cidade.

Outra novidade é o número de cidades avaliadas: são 570 ante 332 no ano anterior. Sendo assim, neste ano 88% dos municípios paulistas estão aptos a receberem nota no ranking. A surpresa do evento ficará por conta da quantidade de municípios certificados, que conseguiram obter nota acima de 80 - em uma avaliação que varia de zero a 100. Em 2008 foram 44 cidades que voltaram para casa com o certificado de Município Verde Azul, este ano o número promete ser bem maior.

Lançado em junho de 2007, o Projeto Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. Fonte: Revista Digital Aguaonline

A adesão dos municípios ao Protocolo Verde é voluntária. Seu endosso resulta no comprometimento com uma agenda de 10 diretivas ambientais. São elas:

A adesão dos municípios ao Protocolo Verde é voluntária. Seu endosso resulta no comprometimento com uma agenda de 10 diretivas ambientais. São elas:

1.

Esgoto Tratado
Realizar a despoluição dos dejetos em 100% até o ano de 2010, ou, sendo financeiramente inviável, firmar um termo de compromisso com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, comprometendo-se a efetivar o serviço até o final de 2014.

2.

Lixo Mínimo
Eliminar até 2010 os lixões a céu aberto, promovendo a coleta seletiva e a reciclagem do lixo no município.

3.

Mata Ciliar
Auxiliar o governo na recuperação das matas protetoras dos córregos e das nascentes d’água.

4.

Arborização urbana
Aprimorar as áreas verdes municipais, diversificando a utilização das espécies plantadas, visando atingir 12 m² por habitante.

5.

Educação ambiental
Implementar um programa de educação ambiental na rede de ensino municipal, promovendo a conscientização da população a respeito dos problemas ecológicos.

6.

Habitação sustentável
Definir critérios de sustentabilidade na expedição de alvarás da construção civil, restringindo o uso de madeira da Amazônia e favorecendo tecnologias de economia de água e energia fóssil.

7.

Uso da água
Implantar um programa municipal contra o desperdício de água.

8.

Poluição do ar
Auxiliar o governo no combate da poluição atmosférica, especialmente no controle da fumaça preta dos ônibus e caminhões a diesel.

9.

Estrutura ambiental
Criar um Departamento ou Secretaria municipal de meio ambiente.

10.

Conselho de Meio Ambiente
Constituir órgão de participação da sociedade, envolvendo a comunidade local na agenda ambiental.


Mais informações sobre o projeto:
www.ambiente.sp.gov.br
.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Venho por esta informar que na cidade de Penápolis, o representante do municipio verde azul e o CONDEMA é um funcionario da prefeitura, que é engenheiro. Tudo é centralizado e não há nenhuma abertura para que populares e representantes da sociedade participem.
    Não há reuniões e nem convites para que os populares e ambientalistas participem.
    E tudo indica(sem provas concretas), apenas observações, que a lagoa de tratamento do esgoto está saturada e está sendo escondido da população, pois estão proibindo a visita no local.Peço que orgãos competentes analisem as informações.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br