Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de setembro de 2011

CHUVAS PROVOCAM EMERGÊNCIA EM 22 CIDADES CATARINENSES



Casa atingida por granizo nesta terça (30) em
Anchieta (SC). Cidade decretou calamidade pública
(Foto divulgação Prefeitura de Anchieta)


01/09/2011 18h44 

Sobe para 22 número de cidades em 

emergência pelas chuvas em SC


Temporais e granizo afetam mais de 280 mil pessoas, segundo Defesa Civil.
Dois municípios declararam calamidade pública; uma pessoa morreu.

Do G1, em São Paulo
A Defesa Civil de Santa Catarina informou nesta quinta-feira (1º) que subiu de 12 para 22 o número de municípios que decretaram situação de emergência devido aos temporais e à chuva de granizo que atingiram parte do estado na madrugada de terça-feira (30). Ao todo, 284.887 pessoas foram atingidas pelas chuvas, segundo o órgão.

Boletim divulgado às 18h desta quinta informa que 7.621 estão desalojados, abrigados em casas de parentes, e 872 estão desabrigadas, perderam suas casas. A Defesa Civil recebeu notificações de ocorrência de granizo, enxurradas, vendavais, tempestades, deslizamentos e alagamentos.
Duas cidades decretaram estado de calamidade pública: Anchieta, onde o granizo deixou 2,4 mil desabrigados e afetou 6 mil pessoas; e Formosa do Sul, onde 560 casas foram afetadas, prejudicando mais de 2 mil pessoas.
O Corpo de Bombeiros de Anita Garibaldi (SC) confirmou nesta quarta a primeira morte em razão das chuvas. Um homem morreu em um deslizamento de terra na SC-456, na serra catarinense.
Chuvas SC (Foto: Editoria de Arte/G1)
Em Santa Catarina, estão em situação de emergência as cidades de Alfredo Wagner, Bom Jesus, Brunópolis, Camboriú, Campos Novos, Dona Emma, Erval Velho, Galvão, Ilhota, Irati, Jaguaruna, Ponte Serrada, Rio do Sul, Rio Fortuna, Salete, Saltinho, Santa Rosa do Sul, São Domingos, Tigrinhos, Trombudo Central, Urubici e Vitor Meireles.


O número de cidades atingidas subiu de 66 para 77, segundo a Defesa Civil. Conforme o balanço, a cidade de Brusque teve o maior número de pessoas afetadas pelas chuvas, 105.495 ao todo. Palhoça contabiliza 65 mil pessoas afetadas.


A previsão é de que o tempo melhore no estado e não deve chover até a segunda-feira (5), segundo o órgão, permitindo reformas em casas. A pasta está distribuindo lonas para a população cobrir imóveis que foram danificados pelo granizo.


FONTE: G1 - GLOBO.COM
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. esse é o estado cujos deputados resolveram reduzir as APPs de rios para 5 metros!!! e se depender do relator no senado, vai dar isso mesmo. parabéns SC!!! Ronaldo Costa

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br