Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de setembro de 2011

PROGRAMA ARPA - ÁREAS PROTEGIDAS DA AMAZÔNIA




Arpa já apoiou território do tamanho do Maranhão em UCs 

01/09/2011 

De Olho no Fundo Amazônia publica a partir de hoje uma série de reportagens sobre o Programa Arpa (Áreas Protegidas da Amazônia). Nela, você vai conhecer alguns dos avanços, problemas e desafios daquela que é considerada uma das maiores iniciativas de conservação do mundo. 

Em 2009, o Fundo Amazônia, gerenciado pelo BNDES (saiba mais sobre o projeto), entrou no rol de financiadores do programa. Nesta primeira reportagem, detalhamos os números de dimensões amazônicas alcançados pelo Arpa e sua importância na luta contra o desmatamento. De Olho no Fundo Amazônia é uma rede social apoiada pelo ISA cujo objeivo é monitorar de forma colaborativa a implementação do Fundo Amazônia e dos projetos financiados por ele



Apesar das dificuldades, os resultados alcançados até agora pelo Arpa (Programa Áreas Protegidas da Amazônia) fazem justiça ao tamanho do desafio de conservar uma porção significativa dos ecossistemas amazônicos.
Em nove anos de existência, o projeto foi responsável pela criação de 46 UCs (Unidades de Conservação), num total de mais de 23 milhões de hectares, e investiu na consolidação de 18 UCs pré-existentes, o equivalente a oito milhões de hectares.

As 64 unidades correspondem a um quinto do número total de UCs da Amazônia Legal e os 31 milhões de hectares em áreas apoiadas significam mais de um quarto da área de todas as UCs da região, um território do tamanho do Maranhão ou da Polônia.

Em área, o resultado é quase 30% maior do que o previsto inicialmente, uma proeza no cenário das políticas públicas brasileiras. A meta original da primeira fase do programa (2003-2009) era criar 18 milhões de hectares em UCs e consolidar outros sete milhões de hectares em áreas pré-existentes.
Para ler toda a notícia, clique aqui.

ISA, Oswaldo Braga de Souza.




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br