Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de setembro de 2011

CARTILHA "RIO BOM É RIO COM MATA CILIAR"

SEMANA MATA CILIAR SOSRiosBr


Comemorando o "Dia da Árvore" e a "Semana da Mata Ciliar SOSRiosBr" vamos postar informações sobre os principais projetos  que defendem e valorizam as matas ciliares de nossos cursos d' água do Brasil.


Se em sua comunidade ou bacia hidrográfica existe algum projeto em defesa das matas ciliares, enviem relatos, fotos, vídeos, links de reportagens para que possamos divulgar no Blog.


Podem enviar também fotos de degradação e destruição de matas ciliares, indicando o curso d'água, o local do problema e a cidade onde está localizado, bem como planos para sua recuperação.


VAMOS PROTEGER QUEM PROTEGE NOSSOS RIOS!


Capa da Cartilha sobre mata ciliar



Rioterra lança cartilha sobre matas ciliares

25/06/2010




As cartilhas são úteis para a educação ambiental e para orientar os agricultores familiares sobre a recomposição de matas ciliares.


O Centro de Estudos Rioterra lança esse mês, a cartilha “Rio Bom é Rio com Mata Ciliar” com informações sobre a importância das matas ciliares para manutenção de serviços ambientais e econômicos. 


O material foi elaborado pela Coordenação de Banco de Áreas do Projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. A distribuição é gratuita e direcionada a trabalhos educacionais para agricultores familiares do entorno da Floresta Nacional do Jamari.


O material é mais uma ferramenta para disseminação de informações sobre o Banco de Áreas. O Projeto Semeando Sustentabilidade está cadastrando as propriedades rurais situadas no entorno da Floresta Nacional (Flona) do Jamari para a distribuição de mudas e assessoria técnica para replantio das áreas de preservação permanentes. 


O cadastro é voluntário e gratuito. Para participarem do Banco de Áreas, os agricultores informam no cadastro que áreas de mata ciliar pretendem recuperar. Além dessas ações, serão realizados estudos sobre processos de recuperação de áreas que gerem não só ganhos ecológicos, mas também, benefícios econômicos aos produtores. As mudas para essas atividades já estão sendo produzidas no Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste. 


Preocupados com a democratização do acesso à informação, a cartilha traz, além de importantes informações, uma ficha cadastral que poderá ser entregue nas Secretarias de Agricultura de Cujubim e Itapuã, no Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cujubim e no Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste. 


A ficha também está disponível no site www.semeandosustentabilidade.org. Segundo o coordenador geral, Alexis Bastos o objetivo dessas ações é dar condições para os agricultores fazerem a recomposição das áreas desmatadas, proporcionando ganhos sociais, ambientais, mas principalmente, econômicos.


Fonte: Projeto Semeando Sustentabilidade

LEIA TAMBÉM:

ASSOCIAÇÃO MATA CILIAR DEFENDENDO AS PROTETORAS DE NOSSOS RIOS - Clique



PROTEGENDO E RECUPERANDO AS MATAS CILIARES - Clique




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br