Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de setembro de 2011

EM FLORIPA O DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DE RIOS E PRAIAS SERÁ DIA 20 SET


Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias-Florianópolis


O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, conhecido no mundo inteiro como International Coastal Clean Up (ICC), é um programa internacional de educação ambiental, que mobiliza milhares de pessoas em todo o planeta.
O evento é realizado em mais de 100 países todos os anos, no terceiro fim de semana de setembro.
Essa iniciativa tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre um grande problema do mundo moderno: o lixo no mar. Esses detritos sujam as praias, são um risco para a saúde das pessoas, além de causar a morte de milhares de animais marinhos. Hoje, mais de um milhão de voluntários fazem mais do que catar o lixo de praias, rios e lagos.
Ao contrário do que se pensa, não é apenas o lixo reciclável que toma conta das praias. O “microlixo”, que inclui pontas de cigarro, tampinhas de garrafas, cotonetes, canudinhos, palitos, preservativos, entre outros materiais, representa quase 40% de todo o lixo deixado na praia.
Por ser de pequena proporção, este tipo de lixo acaba desaparecendo na areia, mas seus danos são enormes. As conseqüências, que são de médio e longo prazo, vão desde o aumento de incidências de doenças de pele e verminoses até a alteração na cadeia alimentar dos animais marinhos.
Segundo a ONU, que apóia a Clean Up the World desde 1991 através do UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), a ponta de cigarro é o inimigo número um das praias de todo o mundo.
Após a coleta, o material recolhido será destinado à cooperativas e instituições de reciclagem; e ainda, será produzido e enviado um Relatório Final para a ONU, com dados do Evento.
Vale ressaltar que o trabalho é feito em duplas; onde uma pessoa realiza a Coleta, e a outra anota os materiais recolhidos.
O Evento acontecerá em Florianópolis no dia 20 de setembro na Lagoa da Conceição, Participe!


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br