Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de outubro de 2008

DEFENDENDO A ORLA DO RIO GUAÍBA - PORTO ALEGRE - RS

HOJE, 04 DE OUTUBRO - MOBILIZAÇÃO NO GASÔMETRO - 15 HORAS

Abaixo-Assinado (#1571): Defesa da Orla do Guaíba:

A ORLA do Guaíba é um espaço que faz parte da identidade paisagística, de lazer e de cultura de Porto Alegre. Sua preservação ainda não está garantida para as futuras gerações.NÃO ao projeto Pontal do Estaleiro!!!
O projeto prevê a construção de um complexo arquitetônico (6 prédios) de 60 mil metros quadrados na área do antigo Estaleiro Só. Cada prédio terá volume igual ao nosso Hospital das Clínicas.
1 - Questão Ambiental -Se aprovado, causará grande impacto ao ambiente natural da região: formarão uma barreira artificial impedindo a passagem dos ventos para a cidade e da luz do sol para a vizinhança, aumento da produção de esgoto cloacal que na região é ligado ao pluvial.
2 - Questão Urbanística - problemas de trânsito pela Av. Padre Cacique, que já terá aumento de fluxo de automóveis pela inauguração do Barra Shopping Sul.
3 - Vocação da Orla - Lazer e recreação é a vocação de qualquer orla no mundo. A construção do empreendimento inviabilizaria a implantação de um grande Parque, que é um anseio da população, independente de classe social. A Orla do Guaíba pertence a toda população da cidade.
4 - Questão Ética e Legal - O empreendedor quando adquiriu o terreno em leilão, pagou um valor mais baixo por estar impedida por lei municipal a construção de prédios residenciais na área. Agora quer que se mude a lei para auferir maiores lucros.
Caso a lei seja alterada, o município estará sendo irresponsável com as pessoas que morarão ali!Depois de 20 anos de luta, a Orla do Guaíba, o mais nobre, valioso e cobiçado patrimônio público de Porto Alegre, continua ameaçada pelos poderes Executivo e Legislativo municipais, a serviço dos interesses dos setores imobiliário e da construção civil.
Precisamos coletar 5.000 assinaturas para que nosso voto tenha força de lei e esta área seja definitivamente reservada aos Parques Públicos de Porto Alegre e área de preservação ambiental.Diante dessa realidade, nós abaixo-assinados subscrevemos esta Campanha de Assinaturas:

Dados adicionais:
Endereço para divulgação:
criado em 2008-09-22.
672 assinaturas
2174 visualizações
autor: Agapan
comunidade: Porto Alegre Vive, Ong Soliedariedade, Viva Gasometro, Rio Guahyba e outros

Ana Luiza: "Não ao projeto Pontal do Estaleiro e a outro que venha interferir na paisagem e prejudicar o ecosistema de Porto Alegre. Devemos preservar nossos espaços públicos, a população precisa de parques e espaços públicos".

Monika: "Como cidadã natural de Porto Alegre, atingida pela III Perimetral e pela construção desordenada de prédios, sei o que significa um empreendimento destes para aqueles que moram no entorno, e não desejo este "progresso" para ninguém"!

Fernando: "A população porto-alegrense deveria ficar mais atenta como está sendo feito o planejamento e a gestão da NOSSA cidade, para evitar que os interesses de poucos sejam impostos em detrimento da qualidade ambiental e social. Procurem se informar, não deixem-se levar por argumentos que, apesar de pífios e superficiais, muitas vezes nos enganam e são atraentes para os nossos olhos. O buraco é bem mais embaixo! Se contrapor a este projeto não significa ser contra o desenvolvimento da cidade, significa ser a favor do desenvolvimento ambiental e socialmente responsável".

José Celso: "A ORLA PARA SEMPRE ! A votação das modificações do PLANO DIRETOR, o PDDUA, pela Câmara de Vereadores de POA, com o objetivo de beneficiar os compradores da área do Estaleiro Só, é um escândalo. É também a retomada de uma velha luta dos ecologistas porto-alegrenses. A AGAPAN, a 17/08/1988, ocupou a chaminé da Usina do Gasômetro visando impedir a votação que iria acontecer na Câmara dos Vereadores autorizando a privatização da Orla do Guaíba. Depois fizemos o "Abraço ao Guaíba", (06/11/88). Doze mil pessoas se deram as mãos desde a Usina do Gasômetro até as imediações do Estádio do Internacional. Nas eleições daquele ano, fizemos campanha contra os vereadores que votaram a favor da privatização: dezessete deles não se reelegeram. Vencemos. Hoje temos a Orla intacta. Queremos a ORLA PARA SEMPRE ! Via Internet fica mais fácil o exercício da cidadania. Participe e ajude a construir uma verdadeira democracia ! Junte-se a nós. Subscreva este abaixo-assinado !" QUE LUGAR É ESTE?Um bom lugar para se andar de bicicleta e encontrar os amigos. A cidade não pode ficar no meio do cinza do concreto, precisa respirar! (Fonte: Agapan)

3 comentários:

  1. Ao longo do tempo, sempre ouvia as pessoas afirmarem que não existia um pôr do sol igual ao presenciado no Guaiba. Quando estive em Porto Alegre há uns 3 anos, pude comprovar a inigualável beleza daquele pôr do sol e daquele Rio que é um majestoso mar. Navegar em veleiro por lá foi um presente dos céus e me entristeceu ter ouvido na ocasião que o povo de Porto Alegre, em sua maioria, sempre deu as costas para o Guaiba. Parece ser verdade. Triste verdade. Está na hora dessa gente toda se virar e olhar de frente para a maravilha abençoada que Deus lhes deus. Lutem pelo Guaíba, por sua beleza e, acima de tudo, por sua população ribeirinha e pelo artesanato único, que é feito por eles. Viva o Guaíba! Hoje e sempre!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa Pedrão...
    As pessoas de outras plagas falando das belezas do Rio Guaíba ajuda muito o pessoal de Porto Alegre a se conscientizar que eles têm mesmo é que defender a bela orla daquele importante curso d'água...
    Valeu, cara!
    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Novamente espera-se que a Câmara vote o nefasto projeto.
    Está agendado para quarta-feira, 29 de outubro.
    Por favor, manifeste-se.
    Comunique seus conhecidos, passe o link do abaixo-assinado da internet.
    E, caso possa, compareça na Câmara para dizer NÃO ao projeto.
    Quem sabe alguns vereadores escutam?

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br