Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de outubro de 2008

IV CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE MÍDIA CIDADÃ - UFPE


Conferência de Mídia Cidadã acontece em outubro
Patrícia Paixão*
A IV Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, que será realizada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, entre os dias 16 e 18 de outubro, vai reunir no estado pesquisadores nacionais e internacionais e integrantes de organizações não-governamentais e movimentos sociais de todo o Brasil.

Para debates e palestras em torno do tema ³Pesquisas acadêmicas e experiências da sociedade civil, mercado e Estado na efetivação do direito humano à comunicação² já estão confirmadas as presenças de Armand Mattellart (França) e John Downing (Estados Unidos). Do Brasil, entre vários nomes de destaque, a Conferência contará com a participação de José Marques de Melo e Cicilia Peruzzo.
Cerca de 70 trabalhos foram aprovados para as sessões de apresentação de Comunicações científicas e Relatos de Experiências.

O encontro é promovido pela Cátedra UNESCO/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional e pelo Observatório da Mídia Regional: direitos humanos, políticas e sistemas - grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE, cujo objetivo é realizar um acompanhamento sistemático da produção midiática na região Nordeste do Brasil, com foco no respeito, promoção e proteção dos direitos humanos.

Esta edição da Conferência entrará também no calendário das comemorações dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.De acordo com um dos coordenadores do Mídia Cidadã, Edgard Rebouças, o encontro visa a contribuir para superar o distanciamento histórico entre o discurso científico da academia e o discurso político das experiências empíricas realizadas na área da comunicação pela sociedade civil e pelas empresas do setor.

A idéia é mostrar a relação entre esses discursos e saberes, porque cada um tem um pouco do outro e juntos são capazes de realmente promover a transformação da realidade, enfatizou ele, ressaltando que é a primeira vez que o Mídia Cidadã é realizado fora do Sudeste do país.Esse aspecto é de suma importância, porque promove a capilarização da iniciativa para todo o território nacional, destacou Rebouças.

A conferência de 2009 está programada para ocorrer no Paraná. A IV Conferência Brasileira de Mídia Cidadã conta com o apoio do Ministério Público do Estado de Pernambuco, da Sinos (Organização para o Desenvolvimento da Comunicação Social), do Centro de Cultura Luiz Freire, do Conselho Regional de Psicologia (CRP-PE), da Faculdade Marista do Recife, do Centro das Mulheres do Cabo, do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco, do Sindicato dos Telefônicos de Pernambuco e da Auçuba.


Feira
Uma das novidades desta quarta edição do Mídia Cidadã é a realização da I Feira Nacional de Mídia Cidadã, espaço para as organizações não-governamentais , movimentos sociais, empresas e pesquisadores apresentarem suas experiências e serviços de comunicação cidadã, expostos no hall do Centro de Artes e Comunicação da UFPE, durante todo o evento.

De acordo com uma das organizadoras da Conferência, a mestre em Comunicação, Aline Lucena, a idéia é fomentar o intercâmbio de saberes, para que experiências exitosas em comunicação possam ser discutidas e replicadas.

³A Feira será, acima de tudo, um espaço democrático de diálogo², frisou.Inscrições Para os interessados em participar da IV Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, as informações sobre inscrições podem ser acessadas pelo site www.ufpe.br/ observatorio . Há valores diferenciados para estudantes de graduação e para inscrições antecipadas.

Histórico -
As conferências brasileiras de Mídia Cidadã são uma iniciativa da Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional que visam reunir pesquisadores, militantes dos movimentos sociais, estudantes de comunicação, jornalistas, comunicadores comunitários e demais representantes da sociedade civil para dialogarem sobre o papel dos meios de comunicação na promoção dos direitos humanos; a participação das diversidades como sujeitos ativos no espaço midiático; o reconhecimento e a efetivação da comunicação como direito humano; ou seja uma ação indispensável para a concretização de uma sociedade que supere a democracia representativa e construa as bases de uma democracia participativa.

As conferências de Mídia Cidadã vêm, portanto, preenchendo uma lacuna existente no campo acadêmico brasileiro, relativa à pesquisa com enfoque na participação da sociedade nos meios de comunicação, como objeto da informação e/ou detentora dos meios de produção e disseminação de conteúdos midiáticos, além de provocar o debate sobre a necessidade de se analisar o fenômeno da mídia cidadã com as mais diversas representações da sociedade civil (Universidades, movimentos sociais e organizações não-governamentais) .
Mais informações no site www.ufpe.br/observatorio (Fonte: Clique Semi-árido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br