Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de junho de 2009

BAHIA PROMETE DESPOLUIR RIOS JOANES, SUBAÉ E IPITINGA EM TRÊS ANOS

Rio Joanes abastece parte da capital, mas recebe esgoto de outros municípios

Assinado pacto que prevê despoluição de 3 rios

Portal iBahia - 04/06/2009

Uma esperança para o Rio Joanes, um dos mais poluídos do estado e que abastece Salvador e várias cidades da região metropolitana. Na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, empresários, ambientalistas e autoridades assinaram um pacto para a despoluição do Joanes e de mais dois rios baianos.

Lei de Recursos Hídricos pode ser reformulada
Belezas naturais, lagoas da capital estão poluídas

O Governo do Estado encaminhou na quinta-feira (4), à Assembléia Legislativa, o projeto de reformulação da atual Lei Estadual de Recursos Hídricos. O projeto foi assinado pelo governador Jaques Wagner e o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Juliano Matos na abertura do Seminário Nordeste: Água, Desenvolvimento e Sustentabilidade, no Fiesta Bahia Hotel.


O Rio Joanes, que abastece parte da capital baiana, recebe esgoto de municípios como Camaçari e Lauro de Freitas, na metropolitana de Salvador, e está entre os mais poluídos do estado.

Um levantamento do Instituto de Gestão de Águas da Bahia aponta também índices elevados de poluição em bacias como a do Rio Paraguaçu, no Recôncavo, e do Rio Real, no norte baiano.

O enorme desafio de conservar os rios passa obrigatoriamente pela despoluição dos que estão em pior situação. Há muito ainda para ser feito, mas ambientalistas, prefeituras, governo estadual e empresários que usam a água para produzir deram um primeiro passo.

Eles assinaram um pacto para despoluir o Rio Subaé, que deságua na Baía de Todos os Santos, em até três anos. Os próximos beneficiados serão os rios Joanes e Ipitanga. O acordo tem que ser aprovado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente e prevê obras de saneamento e até de tratamento de esgoto.

‘O que a gente espera é que, progressivamente, a qualidade desses rios – a partir do momento em que ele é enquadrado – venha melhorando até estar na classe preestabelecida pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos’, diz o engenheiro sanitarista Eduardo Topázio. Fonte: Portal iBahia

RIO JOANES - SAIBA MAIS

A bacia hidrográfica do Rio Joanes tem área de aproximadamente 755,4 km2, com um comprimento de talvegue* de 73,2 km. Sua principal nascente está localizada na Fazenda Campinas à 2,5 km da cidade de São Francisco do Conde. Seus principais afluentes são os rios Jacarecanga e Ipitanga. Além desses formadores principais existem diversos arroios afluentes, de menor porte, muitos dos quais drenam vilas, povoados, cidades, indústrias e lixões, os quais também têm importância tanto no regime hidráulico, quanto na qualidade das águas do rio Joanes.
Os municípios que compõem a bacia hidrográfica do rio Joanes são Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde, Candeias, Salvador e Dias D’Ávila. Destes municípios apenas os três primeiros tem a sua sede dentro dos limites da bacia. CONHEÇA MAIS O JOANES

*Vc sabe o que é "talvegue" ?

Talvegue: s.m. Hidrologia - A linha formada pela intersecção das duas superfícies formadoras das vertentes de um vale. É o local mais profundo do vale, onde correm as águas de chuva, dos rios e riachos.
Etimologia: Talvegue vem do alemão talweg e significa: "caminho do vale".
A figura formada pelo traçado de todos os talvegues de uma área é conhecido como rede de drenagem, sendo útil para estudos de geologia, tectônica, hidrogeológicos, entre outros.
Teoricamente, os talvegues de rios de planícies que desaguam no mar constituem-se no nível de base para a erosão fluvial. Dicionário Pro

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br