Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de junho de 2009

CRIADO O "PARQUE NATURAL MUNICIPAL TRILHA DO BUGRE" EM IMBUIA - SC


Imbuia cria Unidade de Conservação
Junho 9, 2009 - ONG CEA

Um bom exemplo a ser seguido pelos munícipios…
Imbuia, carinhosamente conhecida como princesa do Alto Vale, é um pequeno município localizado na região do Alto Vale do Itajaí (SC), caracterizado por belezas naturais exuberantes e por pequenas propriedades rurais, que movimentam a economia local. Em dezembro de 2008, o município deu um grande passo em direção à conservação ambiental, com a criação do “Parque Natural Municipal Trilha dos Bugres”.

A proposta que já vinha sendo discutida desde julho de 2007, entre representantes da prefeitura e da sociedade civil, ganhou forma com os estudos realizados no período de novembro de 2007 a abril de 2008 e com audiência pública realizada no dia 15 de maio de 2008. Tornou-se então realidade através da assinatura do decreto nº 44 de 22 de dezembro de 2008, que foi publicado no dia 18 de março de 2009 na edição nº301 do jornal “A Comarca”.

Os estudos para criação do Parque Natural Municipal Trilha dos Bugres, foram coordenados pela ecóloga, Dulciani Terezinha Allein Schilikmann, da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente de Imbuia e pela bióloga e coordenadora de projetos da Apremavi, Edilaine Dick.

Contou com o apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Imbuia, Ministério Público – comarca de Ituporanga, Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e o Instituto de Pesquisas Ambientais da Furb (IPA). O Parque Natural Municipal Trilha dos Bugres, que tem uma área aproximada de 90 ha, está localizado em uma importante área de transição entre a Floresta Ombrofila Mista e Floresta Ombrofila Densa, em diferentes estágios de regeneração.

Abriga espécies ameaçadas de extinção, como a araucária (Araucaria angustifolia), imbuia (Ocotea porosa), canela-sassafrás (Ocotea odorifera) e o xaxim-bugio (Dickisonia sellowiana). Tem ainda outras espécies nobres como a canjerana (Cabralea canjerana), cedro (Cederela fissilis), peroba (Aspidosperma parvifolium), erva-mate (Ilex paraguariensis), pinheiro-bravo (Podocarpus lambertii) e açoita-cavalo (Luehea divaricata). Na área também são encontradas diversas espécies de aves, mamíferos, anfíbios e répteis.

O parque mantém ainda inúmeras nascentes e riachos que contribuem para a manutenção e disponibilização de recursos hídricos ao município. Ao mesmo tempo que a área possui atributos com relação a biodiversidade e aspectos hídricos, ela vinha sofrendo pressões com a ocupação de áreas de preservação permanente por plantios agrícolas e florestais com espécies exóticas, caça de animais silvestres e desmatamento para obtenção de lenha para secagem de fumo.

Com esse exemplo de criação de uma Unidade de Conservação, o município de Imbuia, a exemplo do município de Atalanta que criou o Parque Natural Municipal Mata Atlântica, está garantindo a preservação de um importante remanescente florestal, que proporcionará o desenvolvimento de atividades de educação ambiental com a visitação pública e a contemplação da natureza e também servirá como apoio para o desenvolvimento de atividades ligadas ao eco e agroturismo. São exemplos importantíssimos que devem ser seguidos por outros municípios.
Fonte e Imagem: APREMAVI /ONG CEA

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br