Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de junho de 2009

GRUPO HOMENS DO MAR, DA BAÍA DA GUANABARA, PEDE AJUDA

Foto do Grupo Homens do Mar em 26/05/2009




Obra da PETROBRAS é "Interditada"
e continua provocando
DANOS ao MEIO AMBIENTE.

Alexandre Anderson para ouvidoria

No dia 22 de Maio de 2009, uma operação conjunto entre a Secretaria de Meio Ambiente de Magé, Secretaria de Fazenda acompanhado do Conselho de Meio Ambiente, interditaram o canteiro de obras da PETROBRAS S.A, no Projeto GLP da Baía de Guanabara, que é executada pelas empresas GDK S.A e OCEÂNICA ENGENHARIA.

Ocorre que mesmo com a interdição e lacragens dos portões, ainda assim verificamos várias atividades sendo executadas dentro e fora do canteiro, o que nos espanta é que algumas destas atividades estão causando ´serios DANOS AMBIENTAIS, e em área de manguezais, por sua vez trazendo vários prejuízos a PESCA na região, pois não se pode pescar com redes em cima de lama, nem com a água do mar suja.

Verificamos também durante essas atividades grandes e decorrentes MORTANDADES DE PEIXES, além disso se verificam um MAL CHEIRO munto grande de gás, afugentando as poucas pessoas que frequentam a praia.

Nos ajude !!!

Grupo Homens do Mar da Baía de Guanabara

"Defendendo o Meio Ambiente e aqueles que sempre viveram em harmonia com ele, o "pescador atesanal".


A Morte desse Pescador não pode ficar impune!



To: Alexandre Anderson <grupohomensdomar@gmail.com>

Caros amigos,

Nós que achamos que violencia desse tipo só acontece nos cantões do Brasil?

Estou PROFUNDAMENTE, chocada. Pois ajudei esses VALENTES e HUMILDES, HOMENS DO MAR a se organizarem e realizar um movimento PACÍFICO e LEGÍTIMO! Esse crime, não pode ficar impune.

Se a Petrobras contrata uma Empresa que age dessa forma? Cadê a responsabilidade Social, tão apregoada? Será que é só para enganar os acionsitas? E nós que estamos na área de influencia do Comperj? Seremos tratados dessa forma, se não concordamos com o que está sendo feito?

O interesse financeiro vai se sobrepor a quantas vidas?Com os meus lamentos, aos amigos pescadores...

Gente simples, sofrida, e do bem!

Maria Emilia Nascimento

Presidente do Instituto Tecnoarte.

E não foi por falta de aviso. As obras da Petrobras na Baia de Guanabara tem sido motivo de conflito entre a GDK, empresa contratada, e pescadores que reclamam as interferências do Projeto GLP, na Praia de Mauá, Magé.

O problema teve início há mais de um ano, há meses os pescadores se decidiram pelo enfrentamento e agora um dos líderes caiçara, o pescador Paulo César Santos Souza, tesoureiro da Associação dos Homens do Mar (Ahomar), foi morto a tiros, em um crime que a comunidade dá como suspeita, o conflito com as obras do GLP.

O Crime aconteceu quando os pescadores comemorariam uma indenização reclamada desde 2000, quando a Petrobras vazou óleo na baia.
Na semana passada o GAM - Grupo Aéreo Marítimo e o Batalhão local realizaram uma ação policial considerada pelos pescadores que há 36 dias mobilizam uma manifestação pacífica contra a construção do gasoduto, projeto do Pólo Petroquímico da Petrobrás como arbitrária e violenta. Os pescadores da região acusam o empreendimento de inviabilizar totalmente a pesca naquela região, além dos diversos impactos ambientais.

O GAM afirmou na ocasião que estava cumprindo uma decisão judicial mas a ação, sem a presença de um oficial de Justiça, chamou a atenção da juíza da Vara Cível de Magé, Suzana Vogas Tavares Cypriano, que só soube da ação policial à tarde e enviou dois oficiais de justiça para verificarem o que houve, conforme falou à advogada dos pescadores.

A violência do caso já havia sido anunciada desde o dia primeiro de maio, outro pescador, Alexandre Anderson, liderança do Grupo Homens do Mar, sofreu um atentado, sendo alvo de quatro tiros disparados na sua direção por duas pessoas que se encontravam próximas ao canteiro de obras da empresa, conhecida nacionalmente por doar um carro Land Rover ao petista Silvio Pereira e por estar na mira do movimento de CPI da Petrobras que se inicia.

O enfrentamento que a Petrobras não está conseguindo evitar coloca em risco boa parte das cidades vizinhas da Baia de Guanabara. Os caiçaras, que guardam no sangue a herança tupi, são beligerantes e devido às características próprias da profissão, solidão, muitos são dados às práticas alcoólicas. Estimados em numero de 5.000 e próximos de desafetos políticos da Petrobras, podem, a partir de uma retaliação, produzir problemas drásticos se forem orientados para procedimentos contra instalações e equipamentos utilizados nas águas da Guanabara.

Os pescadores da Baia de Guanabara esperam receber milhões de reais da Petrobras e os recursos da empresa contra as decisões da Justiça, fez nascer um sentimento de antipatia generalizada contra a marca. Na semana a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou a estatal a pagar indenização de R$ 30 mil para cada um dos pescadores afetados pelo vazamento de óleo da Refinaria de Duque de Caxias, ocorrido há nove anos, que prejudicou a atividade dos pescadores.

Fonte: GRUPO HOMENS DO MAR DA BAÍA DE GUANABARA
Alexandre Anderson <grupohomensdomar@gmail.com>

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br