Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de junho de 2009

APREENDIDAS PELO IBAMA MAIS DE 12 MIL LAGOSTAS VERMELHAS, PESCADAS NA BAHIA, EM PLENO DEFESO

Maior apreensão de lagostas no Brasil é realizada na Bahia

Ibama - 12/06/2009

As 4,5 toneladas de caudas apreendidas equivalem à retirada de mais de doze mil espécimes de lagosta vermelha do mar de forma predatória, no período do defeso, em que a pesca do crustáceo é proibida para garantir a reprodução das espécies e a consequente sustentabilidade da pesca da lagosta.

Às 11h00 de sábado (30), uma equipe de fiscalização do Ibama e a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental da Polícia Militar da Bahia-Coppa, flagraram três embarcações lagosteiras com 4,5 toneladas de caudas de lagosta pescadas no período de defeso do crustáceo. Esta é a maior apreensão de lagostas realizada até hoje no Brasil.

As 4,5 toneladas de caudas apreendidas equivalem à retirada de mais de doze mil espécimes de lagosta vermelha do mar de forma predatória, no período do defeso, em que a pesca do crustáceo é proibida para garantir a reprodução das espécies e a consequente sustentabilidade da pesca da lagosta. A pesca predatória prejudica não só a reprodução e a manutenção dos estoques das espécies como também as empresas e pescadores que atuam na legalidade.

Os barcos de pesca apreendidos eram provenientes do Ceará. As embarcações João Rebouças, Elizete Cristina e Almeida IV estavam escondidas num pequeno cais improvisado dentro de uma lavoura de cacau. A propriedade rural fica as margens do Rio Itanhém, próxima ao Porto de Alcobaça, estado da Bahia.

A operação, que se desenrolou até o dia 31, também contou com apoio do 11º Batalhão de Engenharia e Construções do Exército Brasileiro – destacamento de Caravelas/BA e da Companhia Especial de Policiamento da Mata Atlântica da Polícia Militar baiana-Caema.

A operação coordenada pela Gerência Executiva do Ibama em Eunápolis/BA contou com a participação de agentes de fiscalização do Escritório Regional do Ibama em Ilhéus, agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade lotados no Parque Nacional de Abrolhos/BA e na Resex de Corumbau/BA, além dos policiais do Pelotão da Coppa em Ilhéus/BA. Foram lavrados autos de infração no valor de R$ 240 mil. A lagosta apreendida será doada conforme determina a Lei 9.605/98. (Fonte: Ibama/Ambiente Brasil)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br