Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de junho de 2009

PRESOS LADRÕES DE ÁGUA QUE DESVIAVAM 1,5 MILHÃO DE LITROS EM CABO FRIO


Polícia prende duas pessoas em ponto de abastecimento
clandestino de carros-pipa em Cabo Frio


Prolagos estima que ligação clandestina desviava 1,5 milhão de litros de água

São Pedro da Aldeia (RJ) - 05.06.09

Duas pessoas foram presas na manhã desta sexta-feira (05/06) durante operação conjunta realizada por policiais da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), do Rio de Janeiro, e técnicos da Prolagos, que descobriram um ponto de abastecimento clandestino de caminhões-pipa em Cabo Frio. Os policiais chegaram ao local quando um caminhão-pipa não credenciado pela Prolagos estava sendo abastecido por meio de uma ligação ilegal de água, localizada em uma residência na Rua Ramiro Mota, esquina com a Travessa Belo Horizonte, no bairro Porto do Carro.

Durante a ação, a perícia confirmou que a ligação clandestina do local era usada para o abastecimento ilegal de carros-pipa. A “macaca” - como uma ligação irregular de grande porte é popularmente conhecida - abastecia uma cisterna com capacidade de armazenamento de cerca de 30 mil litros de água.

De acordo com a polícia, uma bomba de alta potência retirava a água da cisterna e abastecia os caminhões em apenas 20 minutos.

Segundo estimativa da Prolagos, essa ligação clandestina desviava cerca de 1 milhão e meio de litros de água por mês, quantidade suficiente para o abastecimento de 150 a 200 famílias.

O responsável pelo imóvel, Daniel Neto Gonçalves de Barros e o motorista do caminhão, Luis dos Santos Pacheco, foram levados para a delegacia especializada no Rio de Janeiro. Além das multas, os dois foram indiciados e vão responder civil e criminalmente pelo crime de furto de água.

Furto de água: prejuízo para todos

Não é só a Prolagos que amarga prejuízos com as ligações clandestinas de água, mas também toda a população. A rede de abastecimento funciona por pressão e quando existe furto de água, a pressão diminui e ela não tem força para chegar em pontos mais altos ou mais distantes.

Além de prejudicar o abastecimento, o furto de água também pode levar impurezas à rede, comprometendo a qualidade da água, causando prejuízo a quem paga pelo produto.

Para reduzir o problema, a Prolagos está desenvolvendo o programa Água Legal, que tem como objetivo fazer com que as pessoas que tenham ligação clandestina se regularizem. Quem adere ao programa, além de evitar uma série de problemas judiciais, passa a ter certeza de que está consumindo água de qualidade.

Além do programa, a concessionária também tem intensificado as operações anti-furto junto com os policiais da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados, que é uma polícia especializada neste tipo de crime.

Fotos: Ascom/Prolagos

- De acordo com a polícia, uma bomba de alta potência retirava a água da cisterna e abastecia os caminhões em apenas 20 minutos.




Juliana Latosinski Assessora de Comunicação
FSB COMUNICAÇÕES PROLAGOS
ascom@prolagos.com.br
Tel.: + 55 22 2621.5035
Cel.: + 55 22 9967-0015
Website: http://www.prolagos.com.br/


DENUNCIE FURTOS DE ÁGUA E CRIMES AMBIENTAIS
VEJA NA COLUNA DA DIREITA: "DENÚNCIAS AMBIENTAIS" OS PRINCIPAIS ENDEREÇOS NOS DIVERSOS ESTADOS.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br