Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de junho de 2009

UM RIO LIMPO E COM CACHOEIRA EM SP ? VEJA QUE BELEZA!


RIOS DE SP - SPTV - GLOBO.COM


Capital tem rio limpo e com cachoeiras

Você tem visto no SPTV as reportagens especiais, desde o exemplo da Coreia do Sul, que recuperou rios e córregos, até o acompanhamento do problema da poluição da água, em São Paulo.

Você tem visto no SPTV as reportagens especiais, desde o exemplo da Coreia do Sul, que recuperou rios e córregos, até o acompanhamento do problema da poluição da água, em São Paulo.

A reportagem de hoje traz uma surpresa, um rio completamente limpo, cheio de curvas e cachoeiras. O mais surpreendente é que este rio fica dentro da cidade de São Paulo.

Engenheiro Marsillac, extremo sul da cidade. É lá, a 60 quilômetros da Praça da Sé, que encontramos o último rio totalmente limpo da capital, o Capivari, com suas corredeiras, cachoeiras e água cristalina.

“Eu acho que São Paulo é muito privilegiada de ainda ter toda essa riqueza de ter um rio de mais de cinquenta quilômetros limpo em toda a sua extensão”, afirma Maria Lúcia Cirillo, presidente da Associação de Moradores.

Maria Lúcia é presidente da Associação de Moradores de Marsillac e uma das pioneiras na luta pela criação da APA - Área de Proteção Ambiental Capivari Monos. A área, de 250 quilômetros quadrados, tem regras rígidas de ocupação do solo para manter a biodiversidade da região e evitar que tudo seja novamente destruído, como ocorreu na primeira metade do século passado.

“Os imigrantes, quando vieram pra cá, eles vieram pra desmatar, produzir o carvão, que era o combustível na época”, diz ela.

Com a troca do carvão pelo petróleo, a área foi abandonada e a natureza começou a se recompor. “Retiraram toda a madeira que tinha nessa região e abandonaram a região as sementes que estavam na terra germinaram, algumas árvores brotam e está se formando uma floresta novamente”, conta Erley Coradi, monitor ambiental.

Passear pelo local é um privilégio que exige a companhia de monitores ambientais. “A grande impulsão para a criação da área de preservação ambiental foi realmente a grande quantidade de rios e riachos que a região possui”, explica Giuliano Alberto Prado, monitor ambiental.

Ao longo do Capivari há várias cachoeiras e corredeiras. Uma dela é a cachoeira do Sagui. O rio nasce na divisa da capital com a cidade de Itanhaém no litoral sul do estado e em um trecho ele faz uma curva e retorna em direção ao mar.

Outra cachoeira fica dentro de uma propriedade particular, a fazenda maravilha. O dono quer ampliar a visitação. “Nós estamos tentando trazer o turismo para cá”, diz Carlos Eduardo Ferreira Barros, dono da fazenda.

“Isso aqui é grandioso demais”, afirma Maria Lúcia.

VEJA O VÍDEO DO SPTV - RIOS DE SÃO PAULO




Fonte: Rios de SP - SPTV - Globo.com


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. sou uma apaixonada por rios. aliás , pelas águas do planeta, sejam dos mares, cachoeiras, lagos, etc. Mas os rios me fascinam. E tenho estado muito preocupada com o descaso, ñ somente das autoridades, mas do próprio povão, q ñ liga a mínima, com algumas escessões que por aqui mesmo passam e deixam seus comentários. A maioria das vezes indignada. Cansei de me preocupar c/ humanos, minha causa agora e outra, abracei a defesa dos animais e tb quero fazer parte de grupos q tenham a real preocupação e amor pela natureza. Água e árvores, tão relegadas, desprezadas por uma humanidade cada vez mais ignorante, egoísta e consumidora. Espero estar sempre em contato com vcs. É um prazer conhecer pessoas engajadas nessa luta. Um abraço a todos.
    Leda.
    lpaesleme@oi.com.br

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br