Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de outubro de 2009

EXPEDIÇÃO DO RIO TIETÊ FOI UM GRANDE SUCESSO


Dan Robson fala sobre a expedição

Dan Robson, o guardião do flutuador, esteve nos estúdios do SPTV. Foi ele que durante os 32 dias da expedição tomou conta do nosso equipamento.

A função de Dan era segurar o flutuador, caso ele fosse rápido demais por causa da velocidade da água, e soltá-lo, caso ficasse enroscado em alguma coisa.

A expedição do flutuador sensibilizou todos aqueles que gostariam que o rio Tietê fosse limpo, uma grande área de lazer. Várias pessoas mandaram fotos para o SPTV com momentos especiais que já viveram no Tietê. Assista ao vídeo.

O Daniel Bertolino registrou a chegada de Dan e do flutuador a Barra Bonita. Para ele, foi um momento histórico. A foto da Karen Ramos mostra a água do Tietê limpinha, em Itapura, que fica depois de Barra Bonita.

Uma foto entiga do avô da Juliana Felipeti, pescando em Salesópolis. Ela mandou a foto, com saudades do avô e da água limpa do rio.

O Luiz Bueno toma água de bica, em Botucatu. Essa água forma um córrego que deságua no Tietê. O Luiz mandou também uma foto da criançada numa prainha do rio.

A Tânia Capelupi mandou um pôr do sol lindo em Araçatuba.

Dan visita alunos em uma escola

A expedição do Tietê inspirou muitos alunos de escolas públicas e particulares a conhecer e debater mais sobre as condições do rio.

Nas salas de aula, os professores encontraram várias maneiras de falar sobre o Tietê: desenhos, revistas, fotos. Até o Dan e o flutuador se tornaram parte dessa história.

Um colégio na Vila Prudente tem um projeto chamado "Águas do meu Tietê". A escola tem esse projeto há 16 anos. Os alunos do sexto ano viajam até nascente do rio Tietê em Salesópolis. Eles fotografaram tudo e agora estão elaborando uma revista. “A gente conta sobre Salesópolis, que dá para ele ser despoluído”, diz Lucas.

O trabalho envolve várias disciplinas e 80 estudantes. “Eu não quero mais jogar papel nas ruas pra não poluir o rio”, diz uma aluna. Em outra escola, na zona norte, os alunos receberam uma visita especial bem no meio da aula. "Quem vai fazer o milagre do rio Tietê?", pergunta um aluno.

"Não, não é milagre. Antigamente o pessoal pegava o lixo e jogava no rio. Não se importava agora o que aconteceu, foram passando anos e anos e o rio foi deixando de ficar branquinho pra ficar preto.", diz Dan. As crianças quiseram saber tudo. “O material do flutuador é que material?”, pergunta um aluno.

ENTREVISTA DO DAN ROBSON - SPTV - GLOBO COM




INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br