Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de outubro de 2009

NASA EM BUSCA DE ÁGUA NA LUA


Colisão de foguete com a Lua é bem sucedida, diz Nasa

O duplo impacto da sonda LCROSS e de um foguete contra uma cratera da Lua foi bem sucedido, segundo a Nasa divulgou nesta sexta-feira, 9. A operação busca confirmar a presença de água na cratera lunar. "Recebemos confirmação de que o ocorreu o duplo impacto", disse o controle da missão no Centro de Pesquisa Ames da Nasa, confirmando o êxito da missão.

"Foi um trabalho impecável. Os instrumentos funcionaram como estava previsto", acrescentou a Nasa. O primeiro impacto, às 8h31 de Brasília, foi produzido pelo foguete vazio de mais de 2 toneladas, que gerou uma coluna de poeira que subiu sobre o topo da cratera, a mais de 6 km de altura.

Em seguida, pouco mais de três minutos depois, a sonda "Lunar Crater Observation and Sensing Satellite(LCROSS) cruzou a esteira de pó, da qual recolheu informação antes de cair. Segundo os cientistas da Nasa, se efetivamente existe água no fundo da cratera, a água foi lançada ao espaço depois do duplo impacto e o consequente aumento da temperatura. Uma vez fora da cratera, a água ficou exposta à radiação solar e suas moléculas devem ter se separado em seus respectivos átomos de hidrogênio e oxigênio.

O duplo impacto foi o capítulo final da missão LCROSS, que começou com o lançamento da sonda em 18 de junho e que a levou a realizar órbitas em torno da Terra e da Lua sobre uma trajetória de quase 9 milhões de quilômetros pelo espaço.

A cratera foi escolhida como ponto ótimo, após a análise da informação transmitida por outras missões lunares, incluindo a do "Lunar Reconnnaissance Orbiter" ("LRO"), disse Anthony Colaprete, cientista da LCROSS.

"A equipe está ansiosa para analisar a riqueza de dados que serão produzidos por esta singular missão", acrescentou. Mas o impacto do foguete e da sonda contra a Lua não foi observado somente pelos cientistas da missão. As colisões também foram o foco de atenção de telescópios no mundo todo, assim como do telescópio espacial Hubble e dos instrumentos do "LRO".

"Estas observações múltiplas complementarão os dados da LCROSS e ajudarão a determinar se existe ou não água em forma de gelo na cratera", disse Jennifer Heldmann, do laboratório do Ames, na Califórnia.

Água na Lua - No entanto, a existência de água parece já ter sido constatada através de um novo estudo das pedras lunares trazidas à Terra pelos astronautas das missões "Apolo" há mais de 40 anos. Segundo um estudo publicado no mês passado pela revista Science, os astronautas colocaram essas pedras em caixas que tinham orifícios.

Isso levou os cientistas a acreditarem que o ar terrestre tinha contaminado os contêineres e a descartar a ideia de que pudesse ter água no satélite. No entanto, Larry Taylor, da Universidade do Tennessee, afirmou em estudo que as recentes provas e experimentos científicos indicaram que essa suposição era errada. "Estávamos enganados. Como havia orifícios nos contêineres, supusemos que a água provinha do ar terrestre", explicou.

Taylor e sua equipe científica usaram um instrumento da Nasa montado no satélite indiano "Chandrayyan-1" para analisar a luz que reflete a superfície lunar, a fim de determinar seus materiais. Esse instrumento detectou longitudes de onda que revelariam uma ligação química entre dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, para formar a molécula de água.

Segundo o estudo, na Lua existiriam dois tipos de água: exógena, proveniente de objetos externos, como meteoritos ou cometas que impactaram na superfície, e endógena, procedente de seu interior. Taylor e sua equipe indicam que é muito possível que a água na Lua tenha origem exógena e que esta tenha chegado como na Terra, nos meteoritos que durante milhões de anos bombardearam sua superfície.

Devido à pouca força gravitacional e à intensa radiação solar, a água lunar deveria ter evaporado há muito tempo. Por sorte, segundo a Nasa, nos pólos lunares, os fundos das crateras nunca foram alcançados pela luz solar e, com temperaturas inferiores a 200 graus centígrados abaixo de zero, abrigaram até os elementos mais voláteis, incluindo a água.

"Os isótopos de oxigênio na Lua são iguais aos da Terra, por isso seria difícil, se não impossível, estabelecer a diferença entre a água da Lua e a água terrestre", disse Taylor no estudo divulgado pela Science. (Fonte: Estadão Online)


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br