Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de novembro de 2009

JUSTIÇA FEDERAL EM ALTAMIRA (PA) SUSPENDE LICENÇA DE BELO MONTE


AGÊNCIA BRASIL

11 / 11 / 2009

Justiça suspende licenciamento da Hidrelétrica de Belo Monte e determina novas audiências

A Justiça Federal em Altamira (PA) determinou a suspensão do licenciamento ambiental da Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, até a realização de novas audiências públicas para ouvir as comunidades que serão atingidas pela obra. A ordem atende pedido do Ministério Público Federal.

A previsão do governo é que a licença prévia seja assinada ainda este mês, em tempo hábil para cumprir a previsão de leilão da hidrelétrica, marcado para o dia 21 de dezembro.

Na decisão, o juiz federal Edson Grillo descartou a argumentação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e da Eletronorte de que as quatro audiências realizadas durante o processo foram suficientes.

Na avaliação do juiz, as audiências foram tratadas como “mero ato ritualístico” do processo de licenciamento ambiental, sem atender os objetivos e informar as populações sobre os riscos, custos e benefícios do empreendimento.

A Justiça acatou o argumento do MPF que contestou a realização de audiências em quatro municípios, apesar da previsão de que a obra atingirá pelo menos nove. O Judiciário considerou válidas as reuniões promovidas até agora. mas determinou a realização de quantas mais forem necessárias para contemplar todas as comunidades afetadas. (Fonte: Luana Lourenço/ Agência Brasil)


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br