Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de dezembro de 2009

VII ENCONTRO NACIONAL DA ARTICULAÇÃO NO SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO - 2010


Encontro Nacional da Articulação no Semiárido Brasileiro


por João SuassunaÚltima modificação 01/12/2009

http://7enconasa.wordpress.com/

VII EnconASA será realizado de 22 a 26 de março de 2010

Novembro 26, 2009

Viviane Brochardt – ASACom

No último dia 19, a coordenação executiva da ASA reuniu-se em Recife para tratar, entre outros temas, da realização do VII Encontro Nacional da ASA (EnconASA). Inicialmente previsto para acontecer neste mês de novembro, o Encontro foi adiado para 22 a 26 de março de 2010 , período em que se comemora o Dia Mundial da Água. A mudança ocorreu porque a Univasf, mesmo após acordo estabelecido com a ASA, não pode ceder o espaço do Centro de Convenções da Universidade no período acertado.

“A data foi adiada, mas a cidade que acolherá o EnconASA permanece Juazeiro da Bahia.”, afirma Cleusa Alves, coordenadora da ASA pelo estado da Bahia e integrante da comissão organizadora do Encontro. “Isso é estratégico para nós, pela discussão que faremos de contraposição de modelos.

O modelo de desenvolvimento que queremos para o Semiárido e o modelo vigente, que vai na contramão do que a ASA sempre propôs. Juazeiro tem isso, de estar às margens do rio São Francisco, com toda a discussão sobre a transposição e sobre o modelo agroexportador.

Ao mesmo tempo, nas redondezas, temos várias experiências exitosas desenvolvidas pela agricultura familiar, muitas sobre a gestão democrática da água e sobre tecnologias descentralizadas de armazenamento da chuva. Conheceremos algumas durante o EnconASA , nas visitas de intercâmbios”, explica a coordenadora.

A mudança de data, segundo Cleusa , não tira o brilho nem a força do EnconASA . “O Encontro vai acontecer durante a Semana da Água e isso é algo muito simbólico e de dimensões políticas. Os estados estão fortalecidos após os encontros estaduais e vamos para o Encontro Nacional com muita alegria e mais disposição ainda para discutir a trajetória da ASA e lutar pelo Semiárido que acreditamos e que queremos”, explica.

Para a coordenadora da ASA pelo estado do Ceará, Cristina do Nascimento, “é importante a integração do EnconASA com as ações da Semana da Água”. Ela acredita que essa associação dará peso às ações que compõem a agenda política de grande parte das organizações da ASA.

Encontros preparatórios – Vários encontros preparatórios ao EnconASA aconteceram em todo o Semiárido : Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores, encontros microrregionais, territoriais e os encontros estaduais. Só destes últimos, aproximadamente 1,3 mil pessoas participaram. Foi nos encontros estaduais que foram escolhidos os delegados e delegadas que irão para o EnconASA .

“Há muitas coisas em comum em todas as trajetórias estaduais rumo ao EnconASA : o esforço coletivo para avaliar a caminhada da ASA Brasil, o debate sobre os modelos de desenvolvimento nas regiões, a valorização da agricultura familiar e das experiências locais como base para o aprendizado coletivo”, avalia Luciano Silveira, coordenador da ASA Paraíba. “Além disso, em todos os eventos houve a preocupação de visibilizar na imprensa os resultados que os estados alcançaram, os trabalhos e a luta. Também percebemos diferentes formas de interlocução com a sociedade, através de cartas, documentos e atos públicos”, explica Silveira.

Agenda - Os ajustes necessários para a realização do EnconASA estão sendo feitos pelas comissões temáticas. Nesta quinta-feira (26), a comissão de metodologia se reúne em Salvador e durante a semana, as demais comissões também se encontram em diversas cidades da Bahia. Já no dia 10 de dezembro, a coordenação do evento estará reunida, em Feira de Santana, com os representantes de todas as comissões.


VII EnconASA será realizado em 2010

Novembro 9, 2009

O VII Encontro Nacional da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (EnconASA) foi adiado para março de 2010, passando a compor as comemorações da Semana da Água. Juazeiro permanece como a cidade sede do Encontro.

Inicialmente previsto para ocorrer de 16 a 20 de novembro deste ano, o EnconASA precisou ser adiado porque a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), local onde aconteceria o evento, por razões internas, não pode manter o acordo de ceder o espaço na data acordada. Como a cidade de Juazeiro não dispõe de outras instalações que possam acomodar a contento um evento do porte do Enconasa, coube a ASA a alternativa de prorrogar a realização do Encontro.

Todas as informações sobre o VII Enconasa continuarão sendo divulgadas no blog www.7enconasa.wordpress.com.


Encontro Nacional celebra os 10 anos da ASA e discute novas perspectivas de convivência com o Semiárido

Novembro 9, 2009

O município baiano de Juazeiro sediará o VII EnconASA – Encontro Nacional da Articulação no Semi-Árido Brasileiro, que acontecerá em março de 2010, como parte das comemorações da Semana da Água. Estão sendo esperadas cerca de 500 pessoas, vindas de todos os estados do Nordeste e de Minas Gerais.

Com o tema ASA – 10 Anos Construindo Futuro e Cidadania no Semiárido, o evento pretende celebrar os 10 anos da Articulação, além de avaliar e discutir as novas perspectivas da convivência com o Semiárido dentro do atual contexto sócio-político e econômico do País. O Encontro também será um espaço de debate sobre o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semi-Árido e suas duas estratégias: o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) e o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) e sobre outras experiências bem sucedidas que estão sendo desenvolvidas no Semiárido.

Durante o encontro, os participantes conhecerão experiências nas seguintes áreas: acesso à terra, acesso à água, segurança e soberania alimentar, economia popular e solidária, educação contextualizada, auto-organização e direito das mulheres e biodiversidade. O evento também contará com oficinas temáticas sobre os temas das visitas, mesas de debate e um painel sobre o futuro da ASA nos próximos anos.

Quem quiser também poderá conhecer mais sobre o Semiárido através da Feira de Sabores e Saberes, que será realizada na orla do rio São Francisco, onde cada estado irá mostrar e comercializar seus produtos da agricultura familiar, fortalecendo a prática da economia solidária.

Fonte: Rema Atlântico - Eng. João Suassuna

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br