Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de dezembro de 2009

VOCÊ NÃO VAI A COPENHAGUE FAZER TURISMO?



Grand Tour of Copenhagen by Bus in Denmark

Brasil levará 700 a Copenhague


04/12/2009 - Fonte: O Globo
Catarina Alencastro

Tendo a ministra Dilma Rousseff à frente, o Brasil enviará uma delegação de 700 pessoas para a conferência do clima. Cerca de 220 são dos governos federal e estaduais e do Congresso. Também fazem parte da delegação ONGs e empresas privadas.

Brasil vai levar quase 700 pessoas a Copenhague

Itamaraty não sabe os custos da delegação, que terá caté auditório. Cerca de 200 são do governo federal

Brasília. Um verdadeiro exército se prepara para ir a Copenhague integrando a delegação brasileira na Conferência do Clima, que começa na próxima segunda-feira.

Embora nem todos tenham confirmado sua participação, quase 700 pessoas estão na lista da delegação do Brasil, composta por ministros, técnicos, parlamentares, assessores, organizações não-governamentais, empresas e entidades da sociedade civil. O grupo vai ser comandado pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Segundo integrantes do Executivo, das quase 700 pessoas, 80 são do governo federal, 100 dos governos estaduais e 40 do Congresso Nacional . Os demais são pesquisadores e ambientalistas. Quem não tiver as despesas pagas pelo governo federal terá que arcar com os custos, mas receberá um crachá de membro da delegação e terá acesso irrestrito a todas as discussões que acontecerão na convenção.

O Itamaraty não soube informar quanto custará para os contribuintes brasileiros a viagem à Dinamarca.

Limitou-se a dizer que cada ministério é responsável pelas despesas do seu pessoal. Esta é a maior equipe que o Brasil já mandou para uma convenção ambiental.

Na última sexta-feira, em uma reunião técnica convocada pelo Itamaraty, o negociador-chefe do Brasil, embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, expôs os principais pontos que serão tratados em Copenhague. Em troca do privilégio, os integrantes não poderão expor suas ideias livremente. Como tudo o que disserem contará como palavras da delegação do país, o conteúdo das declarações terá de ser combinado.

A ideia é que diariamente aconteçam encontros para que todos saibam o que está acontecendo nas dezenas de reuniões que ocorrerão simultaneamente no evento.

Entre os membros ilustres da delegação está o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e a ex-ministra do Meio Ambiente senadora Marina Silva (PV-AC), ambos précandidatos à Presidência. Enquanto Serra gastará o dinheiro do governo de seu estado para comparecer, Marina vai às custas de uma ONG ambientalista. Pelo menos outros dois senadores e nove deputados também vão, com todas as despesas pagas pelo Congresso.

Caravana inclui os pré-candidatos Serra e Marina

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) também integrará a caravana com 60 pessoas. A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) levará quase uma dezena de participantes.

Já a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) vai enviar oito pessoas.

O governo estadual do Rio mandará três representantes: a secretária de estado do Ambiente, Marilene Ramos; a superintendente de clima e mercado de carbono da Secretaria, Márcia Vila Real; e o subprocurador Geral do Estado, Rodrigo Tostes, responsável pela área ambiental. De acordo com a assessoria de imprensa do governo, eles vão receber diárias de R$ 906,71, além de bilhetes aéreos. Já a prefeitura do Rio levará quatro servidores: o secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz; o presidente da Câmara de Desenvolvimento Sustentável, Sérgio Besserman; o gestor do programa Rio Sustentável, Rodrigo Rosas; e o embaixador de Relações Internacionais, Stelio Amarante. Segundo a prefeitura, eles terão que prestar contas após retornarem.

COLABOROU Dimmi Amora

2586
Anúncio impresso dos líderes mundiais envelhecidos lamentando
o fracasso do acrodo climático no aeroporto de Copenhague.


As ONGs Greenpeace e TicTacTicTac criaram outdoors que criticam a falta de ações mais concretas dos líderes mundiais contra o aquecimento global. Ao lado de fotomontagens com líderes como Barack Obama e Lula, em 2020 (já com os cabelos brancos), o texto diz: "Desculpe, nós poderíamos ter impedido mudanças climáticas catastróficas... mas não impedimos".

SAIBA MAIS :

Líderes mundiais já estão na vidraça em Copenhague



NÃO ACREDITAMOS...

QUEREMOS AGRADECER AOS AMIGOS COLABORADORES, INTERNAUTAS E VISITANTES QUE ESTÃO ENVIANDO MATÉRIAS SOBRE A CONFERÊNCIA DO CLIMA, QUE ACONTECE NA PRÓXIMA SEMANA, EM COPENHAGUE, NA DINAMARCA.

NÃO ACREDITAMOS NESSA CONFERÊNCIA E MUITO MENOS NA PARTICIPAÇÃO DO GOVERNO BRASILEIRO E SUA NUMEROSA EQUIPE, COMANDADA PELA CANDIDATA DO GOVERNO.

POR ESSA RAZÃO, CONSIDERANDO A FORMA QUE O MEIO AMBIENTE, OS PROBLEMAS AMAZÔNICOS, AS POPULAÇÕES RIBEIRINHAS E O SANEAMENTO BÁSICO SÃO TRATADO EM NOSSO PAÍS, NÃO ACREDITAMOS QUE POSSAM CONTRIBUIR DE ALGUMA MANEIRA COM ESSA CONFERÊNCIA. ASSIM SENDO, VAMOS DEIXAR DE PUBLICAR NOTÍCIAS DA CONFERÊNCIA DO CLIMA, EM NOSSO BLOG.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

4 comentários:

  1. Lucilla Almeida - São Paulo04 dezembro, 2009 19:42

    É isso mesmo pessoal...onde já se viu 700 pessoas na delegação do Brasil...e quem paga a conta, somos nós os contribuintes...

    Se eles não se interessam pelo meio ambiente aqui no Brasil e tratam de qualquer jeito, o que vão fazer lá em Copenhague? contar mentiras?

    ResponderExcluir
  2. Tá Dez essa foto do Lula em 2020...
    vcs podem conseguir as fotos dos outros presidentes?

    ResponderExcluir
  3. Tá mais do que certo. desde que comecei a ouvir falar dessa conferência e vendo o comportamento dos países, inclusive o nosso, tive certeza de que se trata de mais uma lorota.

    ResponderExcluir
  4. Hamilton Oliveira - Vitória - Espírito Santo05 dezembro, 2009 01:58

    Vocês estão sendo radicais demais...aliás, os ambientalistas em geral são radicais.
    O Brasil vai ser um dos grandes líderes dessa conferência e vai ter muito peso a palavra de nossos representantes em Copenhague.
    Hoje no mundo, o Presidente Lula é muito respeitado e sua liderança tem bastante peso frente as boas condições economicas do Brasil, de sua posição de destaque na América do Sul e da sua postura frente aos problemas sociais.
    Como disse o Pres. Obama: "ele é o cara" !

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br