Se você e sua comunidade desejam resolver o problema de poluição e contaminação das águas de sua bacia hidrográfica, basta procurar o MINISTÉRIO PÚBLICO de sua Comarca e solicitar providências, através de uma "AÇÃO CIVIL PÚBLICA", contra os poluidores. Não tem custo algum e suas gerações futuras vão agradecer muito!

DIA DA TERRA 2014

DIA DA TERRA 2014
O que fizermos para o nosso PLANETA TERRA será sentido e colhido pelos nossos filhos, netos e bisnetos nas próximas décadas. Poderão ser ações destruidoras ou benéficas...lembrem-se que nossas ações serão cobradas ou valorizadas por nossas gerações futuras! <\b>

Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de fevereiro de 2011

ESGOTOS SEM TRATAMENTO NA PRAIA DE CANASVIEIRA (SC)


Praia de Canasvieiras - Santa Catarina                                 
FATMA informa: Canasvieiras tem muito esgoto na praia!

Ana Echevenguá
O último boletim de balneabilidade produzido pela FATMA-SC (órgão estadual fiscalizador e licenciador) comprovou o que os freqüentadores de Canasvieiras, no norte de Florianópolis-SC, já sabiam: tem esgoto na praia.
(Eu já  coloquei vários vídeos no youtube mostrando esta fétida e insalubre situação).
As análises de água comprovaram que o número de coliformes fecais estava acima de 2.000 por 100 ml em todos os pontos monitorados regularmente.
A culpa é de quem?
Claro que ninguém vai falar que é da CASAN, a empresa que é paga para coletar e tratar nosso esgoto. (E que não cumpre suas obrigações!)
Aliás, um dos diretores da CASAN, em uma vistoria realizada em Canasvieiras, por força de inquérito civil instaurado pelo Ministério Público Estadual, disse que a nossa poluição é fictícia!!!
Buenas, seu diretor, a FATMA já comprovou que a poluição é real. Mas a culpa – mais uma vez - é da chuva. Ou seja:“As chuvas fortes verificadas no Estado comprometeram a balneabilidade principalmente nos pontos monitorados em Florianópolis”.
A coisa ta feia! Ta fedida! A FATMA alega que orienta os“banhistas a manterem uma postura de precaução em virtude das fortes chuvas ocorridas, evitando principalmente os locais que apresentem águas paradas, estagnadas ou nos pontos de chegada de rios, valas ou tubulões, principalmente em locais densamente povoados...”.
“Orienta”? De que forma? Quando? Onde? Nem as placas indicando que os pontos monitorados são impróprios para banho estão na praia.
Claro que isso não é notícia de jornal, pra não espantar o turista. Mas o coitado fica sabendo da forma mais dolorosa: com vômito, mal-estar e diarréia.
Aí, quando não dá mais pra esconder, os jornais falam de“virose típica de verão”.  A gerência de Vigilância Epidemiológica confirmou que isso está ocorrendo em toda a cidade: “De dezembro do ano passado até ontem (27 de janeiro de 2011), foram 3,9 mil atendimentos de casos de virose gastrointestinal nos postos da Secretaria Municipal”.




Trata-se de um caso de saúde pública em que a Administração Pública já deveria ter decretado a interdição da praia.
Mas, isso prejudicaria os interesses econômicos de muita gente que – de forma consciente – está matando a “galinha dos ovos de ouro”!



Ana Echevenguá, advogada ambientalista, presidente do Instituto Eco&Ação e da Academia Livre das Águas, e-mail: ana@ecoeacao.com.br, website: http://www.ecoeacao.com.br.
Ana Echevenguá - advogada ambientalista - OAB/SC 17.413
ana@ecoeacao.com.br
Instituto Eco&Ação - www.ecoeacao.com.br
(48) 91343713 (vivo)
(48) 96459621 (tim)  Florianópolis - SC.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br